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Domingo, 28 de abril de 2024

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G1 andou no Mitsubishi Pajero Sport flex

A Mitsubishi apresentou nesta quarta-feira (24) em Itatiba, interior de São Paulo, o segundo modelo bicombustível da marca: o Pajero Sport V6 flex. Em 2007, a montadora de origem japonesa já havia lançado o jipinho Pajero TR4 flex, o primeiro SUV brasileiro movido com os dois combustíveis.

A Mitsubishi apresentou nesta quarta-feira (24) em Itatiba, interior de São Paulo, o segundo modelo bicombustível da marca: o Pajero Sport V6 flex. Em 2007, a montadora de origem japonesa já havia lançado o jipinho Pajero TR4 flex, o primeiro SUV brasileiro movido com os dois combustíveis. O Pajero Sport chega em versão única de acabamento, ao preço de R$ 110 mil (a partir da segunda quinzena de julho), equipada com câmbio automático de quatro marchas e motor de 205 cavalos de potência e 32,3 mkgf de torque (quando abastecido com álcool).


A lista de concorrentes é extensa e inclui Toyota RAV4 (R$ 126 mil), Toyota SW4 (R$ 120 mil), Nissan Pathfinder (R$ 119 mil), Hyundai Santa Fé (R$ 113 mil), Chevrolet Captiva (R$ 105 mil), Honda CR-V (R$ 103 mil), entre outros. Mas nenhum deles é bicombustível, principal diferencial do Pajero Sport e uma novidade mais que bem vinda nos SUVs equipados com os potentes, mas beberrões motores V6.

Para manter a autonomia do modelo anterior (movido somente a gasolina), os engenheiros aumentaram o tanque de combustível de 75 para 90 litros. Isso porque a eficiência energética do álcool é cerca de 20% menor que a da gasolina. Segundo projeções da Mitsubishi, o Pajero Sport percorre 3,5 km/l em trânsito urbano pesado. “É um consumo condizente com a proposta e características do carro”, afirmou Paulo Ferraz, presidente executivo da Mitsubishi do Brasil.

Apesar de o Pajero Sport ser fabricado na planta de Catalão, em Goiás, grande parte do powertrain, como motor e câmbio, vem do Japão. No Brasil, o V6 recebe todos os periféricos da parte de alimentação de combustível, desenvolvida para resistir à maior corrosão do álcool, além de uma central eletrônica específica para o correto funcionamento do motor flex.

As partes periféricas que mantêm contato com o álcool, como bicos injetores galerias de combustível e corpo de borboleta, receberam revestimento especial. O tanque de combustível, por exemplo, agora é feito em material plástico de alta resistência. As linhas de combustível também são de material plástico e o bocal de abastecimento recebeu tratamento à base de níquel.

Assim como a versão a diesel, apresentada em maio, a grade frontal do Pajero Sport foi reformulada para garantir maior capacidade de arrefecimento ao motor. O para-choque dianteiro ganhou design arredondado nas extremidades e passou a incorporar as novas molduras das luzes sinalizadoras de direção.

Na traseira, a moldura da placa agora vem na cor do veículo e os novos grafismos ― V6 Flex ou VGT-i ― identificam as versões de motorização flex ou diesel. O aerofólio posicionado sobre a parte superior da ampla tampa do porta-malas acentua o visual esportivo do SUV.

Internamente o acabamento surpreende pelo ar de sofisticação, com painel feito em material emborrachado e as peças de encaixes cuidadosos. Frente aos concorrentes diretos como Toyota Hilux SW4 e Nissan Pathfinder, o Pajero Sport é o que entrega o acabamento mais luxuoso, que é completado pelo ar-condicionado digital e o moderno rádio MP3 player com Bluetooth e entrada USB. A lamentar a falta de piloto automático (cruise control) e do computador de bordo. O assoalho alto limita o espaço para as pernas, que têm de ficar excessivamente dobradas, e torna viagens mais longas bem cansativas para quem vai no banco de trás.

Em ação, o Pajero mostra a valentia característica para superar lombadas e buracos, além de encarar trilhas no off-road sem problemas graças à suspensão robusta e ao sistema de tração 4x4 com reduzida. No asfalto, o rodar ficou mais macio com a adoção dos pneus de uso misto com perfil mais baixo. Nas ultrapassagens, porém, o conjunto motor e câmbio se mostrou um tanto moroso para empurrar as quase duas toneladas de peso.

O SUV vem equipado com freios ABS com EBD de discos ventilados e pinças de duplos pistões nas rodas dianteiras e discos comuns nas rodas traseiras. O airbag é duplo, prevendo a proteção de motorista e passageiro. O Pajero Sport pode ser encontrado em sete cores e tem dois anos de garantia.
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