Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

pelo diploma

Manifesto reúne jornalistas e acadêmicos contra a decisão do STF

Durante a sessão da Câmara Municipal deRondonópolis, hoje pela manhã, profissionais e estudantes de jornalismo manifestaram sua indignação diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada revogou a obrigatoriedade da exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Usando nariz de palhaço e mostrando cartazes com frases de repúdio à decisão, os manifestantes foram recebidos pelos vereadores municipais para pedirem apoio ao legislativo na tentativa de alterar a ação.


Cláudia Bouvie, jornalista diplomada, coordenadora do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Faculdade Cenecista de Rondonópolis (Facer), coordenou a manifestação e foi a porta voz no pedido de apoio aos vereadores. Segundo Cláudia, a Câmara Municipal é o primeiro contato direto com o poder público, por isso a escolha da casa de leis para iniciar a manifestação.

Os vereadores receberam os jornalistas e estudantes de forma solidária e em unanimidade, manifestaram total reprovação na decisão do STF. Hélio Pichioni (PR), presidente da Câmara Municipal, mostrou indignação. “Foi um absurdo o que aconteceu. Somos a favor do jornalismo sério, feito de forma profissional. Nós precisamos muitos dos jornalistas, principalmente daqueles com a devida formação”, comentou ele.

Durante a reunião ficou firmado o apoio à classe pela Câmara Municipal, através de um documento que será enviado para a Associação de Vereadores do Estado de Mato Grosso, solicitando que todos os municípios do estado se manifestem oficialmente contra a decisão. Além disso, os vereadores se comprometeram a unir forças para encaminhar à Câmara dos Deputados um documento de apoio ao diploma de jornalista para exercício da profissão, utilizando o caminho mais próximo para que a manifestação chegue ao Senado Federal.

Os vereadores Lourisval Manoel de Oliveira (PMDB), Adonias Fernandes de Souza (PMDB), Olímpio Alves (PR), Mohamed Zaher (PR), Reginaldo dos Santos (PPS), Cido Silva (PP), Mariúva Valentin Chaves (PMDB) e Milton Mutum (PR) também se manifestaram contra a decisão.

Após a reunião, o manifesto seguiu para o Fórum Municipal e lá os manifestantes foram recebidos pelo juiz de Direito, Luis Augusto Veras Gadelha, que demonstrou indignação e repúdio à decisão do STF.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet