Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Livros infantis estimulam o uso racional de energia elétrica

A curiosidade das irmãs gêmeas Lelê e Trix é o fio que conduz as meninas a um mundo de descobertas, tendo a energia elétrica como alimento para o funcionamento das coisas. É nessa atmosfera de cores e aprendizado que se passa a história contada no livro “O laboratório de Lelê e Trix: a experiência investigativa”, da escritora Patrícia Engel Secco, pela Editora Boa Companhia. A Cemat assinou nesta quarta-feira (14), na sala de reuniões da concessionária de energia, no Morro da Luz, em Cuiabá, o termo de cooperação mútua com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a doação de dez mil exemplares do livro


O documento foi assinado pela superintendente de Educação Básica da Seduc, professora e mestre Aidê Fátima de Campos; pela gerente de Responsabilidade Socioambiental da Rede Energia, Maria de Souza Aranha Meirelles; e pelo vice-presidente de Operações da Cemat, Arlindo Antonio Napolitano. A publicação será distribuída gratuitamente a crianças e pré-adolescentes do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino de Cuiabá e Baixada Cuiabana.

Além de ser um instrumento para o estímulo ao hábito da leitura, o livro fala de práticas saudáveis para o uso racional de nossos recursos naturais e dá dicas de como cada jovem pode fazer para cuidar melhor do seu mundo, tais como não ligar aparelhos em uma tomada só, aproveitar a luz do dia, apagar a luz ao sair, não demorar no banho e economizar água e energia. “Nossa equipe pedagógica analisou e considerou o material de excelente conteúdo, convidativo para a leitura. A Rede Energia e a Cemat estão de parabéns pela iniciativa. Há que se construir uma cultura de leitura no Brasil e essa, sem dúvida, é uma ação que merece todo o nosso apoio”, disse Aidê.

O vice-presidente de Operações da Cemat destacou que o livro é parte de uma estratégia corporativa que tem na educação um dos focos de atuação para investimentos socioambientais e na erradicação do analfabetismo, uma das metas do milênio. “A energia elétrica, se mal utilizada, fragiliza o meio ambiente e penaliza as famílias no ambiente doméstico. Nosso produto nasceu para melhorar a qualidade de vida da população e a sua oferta depende, em grande parte, de como tratamos com nossos recursos naturais”, enfatizou.

O livro foi patrocinado pela Rede Energia, holding que controla a Cemat e outras oito concessionárias no país. A publicação reflete a Política de Sustentabilidade da empresa, que tem na educação um dos focos de investimentos na área de Responsabilidade Socioambiental. “O livro trabalha o conceito de sustentabilidade de uma forma simples, para que a criança compreenda o que isso significa. Acreditamos que a educação em Mato Grosso tem nesse livro uma ferramenta importante para estimular não só o hábito da leitura, mas a transformação de crianças em cidadãs”, reforçou Maria Meirelles.

“Lelê e Trix: a experiência investigativa” é o segundo número da série “As aventuras de Lelê e Trix”. O primeiro foi “A Incrível Viagem do Imperador”. Os dois números da série são distribuídos gratuitamente nos Estados que pertencem à área de concessão da Rede Energia, presente em 34% do território nacional.

Ficha técnica:
Autora: Patrícia Engel Secco
Número de páginas: 32
Ilustrações: Fábio Sgroi
Projeto Gráfico e Editoração: Lilli Tedde
Revisão: Trisco Comunicação
Coordenação Gráfica e Editorial: Ler é Fundamental Produções e Projetos
Editora: Boa Companhia – www.projetofeliz.com.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet