Olhar Direto

Terça-feira, 04 de junho de 2024

Notícias | Política MT

sem cargo

Vereador lê carta de renúncia à revelia de prefeito e deixa município sem Executivo

Foto: Reprodução

Presidente do parlamento e prefeito em exercício Lourival de Souza Rocha (PSD)

Presidente do parlamento e prefeito em exercício Lourival de Souza Rocha (PSD)

O município de Juara está sem prefeito. Isso porque faltando menos de 15 dias para Edson Piovesan, eleito no último dia 7, assumir a cadeira, o vereador Zé Moleque (PSD) leu na tribuna da Câmara a carta de renúncia assinada pelo presidente do parlamento e prefeito em exercício Lourival de Souza Rocha (PSD), o Lorão Macarena. Detalhe é que a leitura do documento foi feita à revelia pelo então prefeito agora destituído.


Riva e Luciane discutem sobre funcionários fantasmas e agressão em Juara
“Ele é um grande covarde e sem escrúpulos”, rebate Dal’Bosco a Oscar Bezerra
“Já cheguei batendo”, narra Oscar Bezerra sobre briga com Dilmar Dal’Bosco
Pesquisa OD e Access Brasil aponta vatangem de Edson Piovesan nas eleições suplementares de Juara

Em entrevista ao Olhar Direto, Lorão, que foi derrotado na disputa do último dia 7, acusou o vereador Zé Moleque (PSD) de adulterar a carta de renúncia entregue por ele aos demais vereadores no final de dezembro. Macarena sustenta que o documento só deveria ser lido na primeira semana que sucederia a posse do novo prefeito eleito, quando o interino voltasse à Casa de Leis.

“Havíamos feito um acordo que assim que a nova eleição fosse realizada e o novo prefeito tomasse posse, eu voltaria à Câmara e entregaria a presidência para dar oportunidade a outro vereador assumir. Para garantir isso, escrevi a carta e entreguei no dia 28 de dezembro. O vereador Zé Moleque foi lá, reconheceu firma por conta própria, sem minha autorização e leu na sessão, quebrando o acordo que tínhamos feito”, declarou em entrevista ao Olhar Direto.

Lourival atuava como chefe do Executivo desde o início do ano, depois que Oscar Bezerra (PSB) venceu a eleição de outubro de 2012, mas foi impedido de assumir o cargo por ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Agora, por conta da quebra de confiança dos colegas, ele entrou com pedido de liminar alegando adulteração de documentos para que o juiz de Juara deixe que ele permaneça no cargo até a posse de Edson Piovesan.

“Eu agora vou até o fim e também não vou entregar a presidência da Câmara. Em Juara acontecem coisas que até Deus duvida”, disse ao relatar que no dia de hoje a administração municipal ficou praticamente parada por conta da indefinição.

Como a Lei Orgânica do Município não é clara com relação à vacância do cargo do presidente da Câmara quando ele está como prefeito em exercício, é o juiz da cidade que assume a Prefeitura até que o novo prefeito seja empossado.

O pedido de liminar de Lorão deve ser analisado ainda nesta quarta-feira pela manhã. A Justiça Eleitoral tem até o dia 30 deste mês para diplomar e dar posse ao eleito.

Em matéria publicada no site da Câmara Municipal, o vereador Zé Moleque justificou a antecipação da leitura da carta de renúncia de Lorão Macarena como uma prevenção.  Lorão não teria respeitado o acordo de voltar e renunciar à presidência e já havia articulado seus assessores para permanecer na presidência do Legislativo quando retornasse, oque acabou irritando os demais vereadores.


A eleição em Juara

Edson Piovesan foi eleito no dia 7 de julho com 7.807 votos, ou 49,20% dos votos válidos. Ele teve como candidato a vice-prefeito Fernando Manoel Borba Azoia.

Em segundo lugar ficou o candidato Lourival de Souza Rocha, da coligação Juara é do Povo (PRB/PSD), conhecido como Lorão Macarena, com 3.814 votos (24,03% dos votos válidos).

O terceiro candidato mais votado foi Valdinei Holanda Moraes, do Democratas, com 3.717 votos, ou 23,42% dos votos válidos.

Os demais candidatos foram Valdir Leandro Cavichioli, do PR, com 463 votos; Denílson Brito de Almeida, do PT, com 68 votos; e Oscar Bezerra, do PSB, que concorreu sub judice (com candidatura indeferida) e, portanto, os votos atribuídos a ele foram computados em separado, até decisão transitada em julgado (da qual não cabe mais recurso).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet