Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

ORDEM UNIDA

Mendes promete ampliar diálogo com base aliada e espera ter vetos mantidos no ‘pacote do transporte’

Foto: Luiz Antônio Alves / Secom Cuiabá

Mauro Mendes passou quatro horas em reunião com a bancada governista: compromisso de ampliar o diálogo

Mauro Mendes passou quatro horas em reunião com a bancada governista: compromisso de ampliar o diálogo

O prefeito Mauro Mendes (PSB) se reuniu por quase quatro horas com 18 vereadores que compõem a base aliada, no final da noite desta segunda-feira (05/08), para firmar o compromisso de ampliar o diálogo, manter a unidade e, por conseqüência, manter os vetos aos projetos de lei do chamado ‘pacote de transporte’.


E, menos de 12 horas após o fim do encontro, na sessão ordinária desta terça-feira (06/08), já colheu o primeiro resultado prático: no momento de críticas ácidas aos vetos de Mendes, a bancada governista esvaziou o plenário e foi pedida verificação de quorum. Eram 10h09 e, sem quorum, o presidente da sessão na Câmara Municipal, vereador Onofre Júnior (PSB), cumpriu o Regimento Interno e encerrou a sessão.

Os 18 vereadores estão governistas estão reunidos, neste momento, com o presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD). Entre outros itens, serão tratados alguns temas do encontro da noite anterior com Mendes.

O vereador Dilemário Alencar (PTB), que ocupava a tribuna naquele momento, com duras críticas ao veto de Mendes no projeto que determinava a volta dos cobradores de ônibus, ainda tinha quase três minutos para continuar discursando, mas foi impedido por causa do fim da sessão.

Pouco antes do fim da sessão, o líder do Executivo na Câmara, vereador Leonardo de Oliveira (PTB), havia mantido contato telefônico com o secretário municipal de Governo, Fábio Garcia. Mas Leonardo nega que tenha havido orientação do Palácio Alencastro para esvaziar o plenário. “Falamos de questões pontuais e não sobre o que estava ‘rolando’ em plenário naquele momento”, desconversa Leonardo.

Pró unidade

Na véspera, Mendes se reuniu com todos os 18 vereadores da base governista. Leonardo Oliveira explica que foi uma “reunião de trabalho”, em que o prefeito assumiu o compromisso de ampliar o diálogo e de lhes prestar esclarecimentos sobre projetos a serem vetados ou sancionados.



Leonardo de Oliveira repetiu uma frase de efeito de Mendes para ilustrar o encontro. "O prefeito deseja uma base aliada e não uma base 'alienada', na Câmara Municipal", cita ele.
 
Mendes pediu para que os vetos sejam analisado sem paixão, mas não terão outras reuniões com a bancada, para tratar do tema. “Temos uma base aliada e, graças a Deus, bem firme. Então, nesse caso [dos vetos] devemos votar conjuntamente”, avalia Leonardo de Oliveira.

Somente os vereadores João Emanuel, Maurélio Ribeiro (PSDB), Arilson da Silva (PT), Toninho de Souza (PSD), Ricardo Saad (PSDB) e Allan Kardek (PT), considerados de oposição, não participaram da reunião com Mauro Mendes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet