Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política BR

"Quem se afasta temporariamente perde o poder" diz Michel Temer sobre Sarney

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou nesta quarta-feira que o presidente do Senado, Jose Sarney (PMDB-AP), não pode se afastar temporariamente do cargo sob o risco de perder o poder definitivamente. De acordo com ele, a contratação de parentes por parte de Sarney é insuficiente para desmoralizá-lo politicamente.


Temer afirmou que Sarney precisa pensar em outra solução, mas rejeitar a opção de saída temporária do comando do Senado. "Ele tem de enfrentar e superar essa situação no cargo", afirmou o deputado após velório do médico e deputado federal José Aristodemo Pinotti, que morreu hoje, aos 74 anos, vítima de um câncer de pulmão.

De acordo com Temer, Sarney corre o risco de perder o cargo se optar pelo afastamento temporário. "Não há como afastar-se temporariamente. Quem se afasta temporariamente perde o poder em definitivo", disse.

Temer voltou a dizer que Sarney está fazendo o "possível e o impossível" para moralizar a Casa Legislativa. Disse também que não foi ele quem empregou os próprios parentes em setores do Senado. "Os parentes foram contratados por colegas seus, por gente ligada a ele", disse. "Não creio que este seja um fator determinante para desmerecer a figura do presidente Sarney."

Pressão

Hoje aumentou a pressão para que Sarney se licencie do cargo. É que o PT apresentou um pedido para que o peemedebista se afaste por 30 dias do comando do Senado. Sarney rejeitou a proposta e afirmou aos petistas que só tomará uma posição após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), o partido ainda não vai oficializar a cobrança para que ele deixe o cargo até a conversa com o presidente Lula. Até o encontro, não haverá pressão para que o peemedebista se licencie. "Ele não demonstrou disposição [em se afastar], mas disse estar aberto a negociações. Não fizemos nenhuma apresentação pública, fizemos de forma isolada. Não achamos que ele seja o responsável pela crise, as coisas não podem ser simplificadas desta forma", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet