Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Para enquadrar PT, Lula adia encontro com Sarney para amanhã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para amanhã o encontro que teria com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Os dois deveriam se encontrar hoje à noite. A avaliação de aliados de Sarney é que Lula adiou o encontro para enquadrar o PT, que aproveitou a viagem do presidente ao exterior para pedir o afastamento do peemedebista da presidência do Senado.


Incomodado com a falta de apoio do PT, Sarney ameaçou renunciar. Mas o Planalto rejeitou essa possibilidade, pois não quer o desgaste de uma nova eleição no Senado. Além disso, com o afastamento, a presidência do Senado seria ocupada interinamente pelo tucano Marconi Perillo (PSDB-GO), de partido da oposição.

Por conta disso, o encontro entre eles ficou para amanhã. Mas eles já conversaram hoje por telefone. A avaliação é que não há pressa para o encontro, pois a situação de Sarney é positiva.

Fora do país, Lula criticou ontem o pedido de afastamento de Sarney. "É importante para o DEM e PSDB, que querem que ele [Sarney] se afaste para o [senador] Marconi Perillo [PSDB-GO] assumir, o que não é nenhuma vantagem para ninguém. A única vantagem é para o Marconi Perillo e para o PSDB, ou seja, que quer ganhar o Senado no tapetão. Assim não é possível. Isso não faz parte do jogo democrático", disse Lula em Sirte, na Líbia.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que Sarney está mais forte do que antes. "Ele saiu fortalecido da crise e conta com o apoio de 55 senadores."

Renan sinalizou ainda que a permanência de Sarney no cargo é uma das condições para o PMDB apoiar o PT na eleição presidencial de 2010. "Essa crise serviu para aproximar PT e PMDB."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet