Olhar Direto

Terça-feira, 04 de junho de 2024

Notícias | Política MT

SANGUE NOVO

Silval confirma Jorge Lafetá na Secretaria de Saúde, após polêmica saída de Mauri Rodrigues

Foto: Olhar Direto

Silval confirma Jorge Lafetá na Secretaria de Saúde, após polêmica saída de Mauri Rodrigues
Depois da saída traumática de Mauri Rodrigues Lima, o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou o novo o cardiologista Jorge Lafetá como novo secretário de Estado de Saúde. “Ele acompanha a pasta a há tempos, é qualificado e, sem dúvida, irá fazer um bom trabalho”, projetou o governador, que não quis fixar data de posse, já que o novo titular encontra-se “em plena atividade”.


Leia mais: Governador repassa R$ 35 milhões para Arena Pantanal; Secopa diz que valor da obra não aumenta

A reportagem do Olhar Direto apurou que Jorge Lafetá já está trabalhando e que pretende constituir um grupo de trabalho, com técnicos da SES, para fazer um diagnostico completo da pasta. A intenção é avaliar as prioridades item por item, antes de tomar as medidas que considera em caráter de urgência.

Jorge Lefetá recebeu ordem de Silval Barbosa (PMDB) de elaborar um plano estratégico para sanar os problemas do setor que não podem ficar ‘para depois’ e melhorar o diálogo com os municípios – deteriorado por Mauri.

Há pouco mais de um mês, Jorge Lafetá havia revelado à reportagem do Olhar Direto o convite de Barbosa para que assumisse a Secretaria de Estado de Saúde. Todavia, uma série de sucessão de fatos, principalmente de ordem judicial,teriam impedido a mudança.

O novo titular não deseja focar sua gestão em uma prioridade, seja na prevenção, no atendimento de baixa, média ou alta complexidade, mas pretende fazer uma gestão macro. “Todas as áreas da saúde tem a sua importância. Precisamos fazer uma ação para acabar com essa filas e também montar um plano estratégico para evitar que as pessoas entrem nas filas”, disse ele.

O novo secretário pondera ainda que vai endurecer a fiscalização das OSS com melhoramento dos contratos, manter rígido controle da aquisição de medicamentos, sem esquecer de manter atenção especial nas unidades da Capital como o Adauto Botelho, o Cridac e o Hemocentro, por exemplo.


Como médico, Lafetá já tem experiência de gestão, foi diretor da extinta Fundação de Saúde de Várzea Grande (Fusvag), era secretário-adjunto da SES com responsabilidade de controle das OSS com quem o Estado tem parcerias para administrar os hospitais regionais. Além disso, é o cardiologista do próprio governador Silval, da família do ex-governador e hoje senador Blairo Maggi (PR) e do ex-prefeito de Várzea Grande Murilo Domingos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet