Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Terrorismo Fiscal

Contabilistas querem assumir gestão do CRC/MT para estreitar laços entre Estado e contribuintes

Foto: Olhar Direto

Chapa CRC/MT Para Todos

Chapa CRC/MT Para Todos

Empresários contábeis querem assumir a gestão do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC/MT). Membros da Chapa 2 – “CRC/MT Para Todos” se reuniram para discutir maneiras de fortalecer a classe. O encontro aconteceu na noite de quinta-feira (31) no escritório Marccus Contabilidade, um dos apoiadores da chapa.


A empresária contábil Milva Cavalheiro é candidata a presidente do CRC/MT e por ser atuante no mercado de trabalho afirmou que sabe das dificuldades que os profissionais encontram no dia-a-dia.

A principal meta do grupo é buscar melhorar a representatividade e acessibilidade junto a Secretaria de Fazenda, prefeituras municipais e Receita Federal.

Leia mais
Sob força de liminar, oposição garante direito de disputar eleições da Acrimat

Outra meta é promover ações para a educação continuada em parcerias com instituições públicas e privadas de Mato Grosso. “Queremos buscar cursos de mestrado, especializações, tudo que possa qualificar o empresário contábil e seus colaboradores”, informou.

Milva acredita que a classe ainda tem muitas conquistas para alcançar, entre elas estão; o fortalecimento da imagem do profissional da Contabilidade perante a sociedade, como parceiro dos empresários, no que se refere à gestão de negócios do Estado; a execução da gestão pública; o incentivo dos profissionais contábeis nas instituições públicas, privadas e outros setores; a consolidação do interesse pelos cursos de Ciência Contábeis, entre outros pontos a serem trabalhados.

Relação com o Estado

O empresário contábil Remício Gonçalves da Silva, conselheiro da Chapa 2, acredita que atuar como contador e empresário na atual política fiscal tem sido cada dia mais difícil devido as constantes mudanças na legislação tributária.

Uma dessas mudanças que aconteceram no ambiente empresarial foi a adoção pelo fisco do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. O SPED foi desenvolvido com o objetivo de unificar, em uma grande base de dados, todas as informações fiscais, tributárias e operacionais dos contribuintes.

O objetivo é facilitar o controle da aplicação da legislação por parte das empresas. “E quando se fala em SPED, não resta dúvida que o impacto do sistema no dia a dia das empresas é grande. Por isso a atuação do contador é inevitável", assevera.

Segundo Remício Gonçalves, o Estado vem usando os empresários contábeis como "empregados". "Infelizmente o Estado de Mato Grosso está com uma política fiscal que tem sufocado as empresas e atordoado os contadores. É um verdadeiro terrorismo que se faz por aqui. Vivemos em uma constante pressão com resoluções publicadas com datas retroativas e que nos obrigam a emitir guias de última hora para evitar multas as empresas. O Estado não tem cuidado bem de seu maior patrimônio, que é o contribuinte e ainda tem nos usados como meros empregados. Queremos fazer esse meio de campo e reverter essa situação”, ressaltou o empresário contábil.

A escolha da nova presidência acontecerá nos dias 19,20 de 21 de novembro. Todos os contadores e técnicos que estão com inscrições ativas no CRC devem votar sob pena de ser multado.

Confira aqui as propostas da Chapa CRC/MT Para Todos
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet