Olhar Direto

Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias | Política MT

MOMENTO CRÍTICO

Silval busca paz com Assembleia de Mato Grosso e não critica decisão de ‘trancar a pauta’

Silval busca paz com Assembleia de Mato Grosso e não critica decisão de ‘trancar a pauta’
A decisão dos deputados estaduais de não votar nenhum projeto até que o Palácio Paiaguás passe a honrar os compromissos assumidos com a bancada não tira o sono do governador Silval Barbosa (PMDB). Ao invés de assumir a postura de negociador direto, ele preferiu transferir a responsabilidade para o líder do Executivo na Assembleia, deputado Hermínio Jota Barreto (PR), e avisou que considera “problema da Mesa Diretora” a definição da pauta de votação.


Secretários de Silval desfalcam disputa pela Câmara Federal e tendência é enfraquecer ‘chapão’

Silval Barbosa reconheceu que não possui qualquer articulação para ‘destrancar’ a pauta, ao participar do Lançamento do Natal da Família, no Salão Clóves Vettorato. “Eu respeito o Poder Legislativo e não interfiro. A decisão da pauta de votações, se vai antecipar ou postergar, cabe à Mesa Diretora. De minha parte, não dou palpites na Mesa Diretora e na condução dos trabalhos da Assembleia Legislativa”, desconversou ele.

A reportagem do Olhar Direto apurou que, desde a semana passada, a Assembleia não vota nenhuma matéria. E, nesta semana, não houve nenhuma sessão ordinária, colocando em risco projetos importantes de interesse do Executivo. 

“Quem manda é o Colégio de Líderes e a Mesa Diretora da Assembleia”, observa ele. “Já fui deputado. E, por isso, respeito o Legislativo. Portanto, não dou palpites na Mesa Diretora e na condução dos trabalhos da Assembleia Legislativa”, emenda ele.

Silval nega que haja estremecimento na relação entre os poderes Executivo e o Legislativo. “Mesmo na base de apoio, sempre tem um deputado descontente com alguma questão individual. Mas vejo isso como normal e não como crise”, justificou ele, ao anunciar confiança no diálogo de Hermínio Barreto com os colegas de Edifício Dante Martins de Oliveira.

Mesmo assegurando que não interfere, o governador aguarda a retomada dos trabalhos e não acredita que toda a pauta esteja trancada, para as próximas sessões. Ele entende que a insatisfação dos deputados é pontual e pode ser solucionada com diálogo, no curto prazo. “Tenho certeza que com entendimento e sabedoria dos deputados, logo eles resolvem isso, sem necessidade de se arrastar muito mais”, justifica Silval, com a experiência de quem já foi líder do PMDB, primeiro secretário e presidente da Assembleia Legislativa.



Silval Barbosa observar estar sempre aberto para o diáloga com os deputados, em qualquer circunstância, na busca de consenso e definição da pauta da Assembleia, que tende a ser destravada. “O deputado Jota Barreto [líder do Executivo] tem canal aberto com o Governo. Se ele sentir necessidade de uma reunião com todos os senhores deputados, nós estamos abertos”, resume Barbosa, que não vê risco de a Lei Orçamentária Anual (LOA), por exemplo, deixar de ser votada em tempo hábil – 30 dezembro.

Outro lado

O presidente em exercício da Assembleia, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), não quis se manifestar sobre as declarações de Silval para o Olhar Direto. "Só vamos falar sobre o assunto após discuti-lo com o governador, o que deve ocorrer nos próximos dias", disse Romoaldo, via assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet