Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

abordagem solidária

Cresce número de pessoas que moram nas ruas de Cuiabá; Assistência Social intensifica ação para reintegra-las às famílias

Foto: Reprodução

Cresce número de pessoas que moram nas ruas de Cuiabá; Assistência Social intensifica ação para reintegra-las às famílias
O número de pessoas que moram nas ruas tem crescido em Cuiabá. Mesmo sem dados precisos, já que essa população é flutuante, o aumento é nítido segundo a diretora de Gestão e Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cristiane Almeida da Silva, e pode ser mensurado pelo número de cidadãos que passaram pelos abrigos municipais este ano.


De janeiro a novembro de 2013, cerca de 3 mil pessoas oriundas da abordagem social realizada pela Prefeitura de Cuiabá nas Praças, viadutos e centro da capital, foram encaminhadas para os três abrigos municipais e a para a casa parceira, que é Pastoral do migrante.

Albergues do município não têm capacidade de atender nem metade da demanda de moradores de rua de Cuiabá

Segundo Cristiane, este mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, intensificou as abordagens com o objetivo de fazer a reintegração das pessoas que estão morando nas ruas, às famílias delas. São vários os fatores que levam as pessoas a permaneceram nas ruas, como o desempregos, o alcoolismo, as drogas, ou problemas familiares.

“A maioria das pessoas que está nas ruas, têm família e é esse trabalho de reinserção que que fazemos todas as vezes que essas pessoas chegam a um de nossos abrigos. Mas elas não obrigadas a ficar, nem a voltarem para suas casas. Muitas escolhem voltar paras as ruas”, afirma ela ao revelar que de julho até novembro ao menos 160 pessoas que estavam em abrigos municipais decidiram voltar para seus estados e cidades de origem e rebeceram passagem para isso.

Dos locais que acolhem moradores de rua em Cuiabá são o Albergue Municipal Manoel Miraglia, que fica na estrada de Chapada e oferece 60 vagas, o Centro de Triagem e Abordagem Solidária, que fica na estrada da Guia com 50 vagas, e uma nova casa, localizada no Bairro do Porto que ainda será inaugurada, mas que já acolhe algumas pessoas, que fica próxima ao Comper, com 50 vagas. Além desses locais, há também a Pastoral do Migrante, que é uma entidade parceira e que também recebe essas pessoas de acordo com a demanda.

Cristiane alerta que o número de estrangeiros é alarmante. Atraídos pela promessa de emprego fácil só de janeiro a dezembro de 2013, 1306 haitianos foram atendidos na Pastoral do Migrante.

Conheça o Centro POP

Recém inaugurado, o  primeiro Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Cuiabá,  trata-se de uma unidade pública, de referência e atendimento especializado à população adulta que mora na rua. Para lá também são encaminhadas para atendimento as pessoas recolhidas por equipes que fazem a chamada abordagem solidária.

O Centro Pop de Cuiabá fica na Rua Pedro Celestino, esquina com Rua Campo Grande, Bairro Centro Norte, Região Oeste de Cuiabá. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar que faz a triagem e o encaminhamento das pessoas que desejarem voltar para sua cidade de origem ou, ao menos, ter um lugar para dormir. Estas serão levadas para as casas de acolhimento.

Quem procurar a unidade terá à disposição uma sala de descanso, café da manhã, almoço e lanche da tarde. Além disso, um advogado estará à disposição no local para orientação jurídica e ajuda para recuperação de documentos pessoais, em casos de necessidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet