Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

TRÁFEGO

Cuiabá tem um carro ou moto para cada 1,5 habitante; frota cresce 26%

Foto: Ilustração

Cuiabá tem um carro ou moto para cada 1,5 habitante; frota cresce 26%
A capital do Estado já possui um veículo para cada 1,5 habitantes. Na prática, os números refletem o colapso vivenciado diariamente pelos 569.830 residentes em Cuiabá que dividem o espaço com uma frota de 359.750 veículos, entre automóveis, motos, ônibus, quadriciclos, caminhões reboques, dentre outros, licenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) no ano de 2013.  Desse total, a estatística aponta, aponta que foram licenciados 187.767 automóveis e ainda outras 77.069 motocicletas. Comparativamente entre 2012 e 2013, percebe-se um aumento de 7%.


Começam obras de drenagem para tirar 'lago' do caminho do viaduto Dom Orlando

Em todo Estado, a frota em 2013 chegou a um total de 1.569.398. E, se considerarmos o período de 2010 a 2013, os números apresentam um expressivo aumento chegando a 30%. Em 2010, o Estado possuía 1.206.228 veículos licenciados. Na capital,  em três (2010 a 2013)  anos a frota cresceu 26%.

Na avaliação do tenente do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Rafael Juliano dos Santos, a situação do piora considerando a falta de prudência a e imperícia de muitos condutores. Somente no ano de 2013, foram registrados pelo Batalhão de Trânsito um total de 5.144 colisões.

Para ele, o tripé educação para o trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização, tendem a melhorar a situação. Ele ainda pontua que “os reflexos da Copa começam a ser percebidos. E mais do que facilitar o acesso fez com que os motoristas empregassem vias alternativas. Antes das obras, a maior parte dos condutores não se arriscava conduzindo além das vias arteriais”.

“Acho que não há um só condutor que não desejasse melhorias no tráfego. Apesar dos buracos, dos inúmeros desvios a população tem consciência quanto a necessidade das intervenções. Eu só lamento que as pistas estejam tão degradadas”. A fala é do vendedor Dorival de Jesus Neves, 63 anos, morador de Várzea Grande que diariamente deixa sua casa na avenida Filinto Muller e percorre um trecho de quase 20 quilômetros para trabalhar na região do Grande CPA.

Por causa dos jogos dos mundiais, Cuiabá e Várzea Grande, receberão a maior parte do aporte dos investimentos em Mato Grosso para o evento capital de 2014. São previstas 56 intervenções pela Copa do Mundo, sendo que até agora, faltando apenas pouco mais de cinco meses, nove foram inauguradas. Atualmente, vias de grande fluxo, como a Rubens de Mendonça, a Tenente Coronel Duarte, Miguel Sutil, além da Fernando Corrêa passam por obras de melhoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet