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Quinta-feira, 23 de maio de 2024

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RODOVIA EMANUEL PINHEIRO

Sob críticas intensas, Estado mantém pedágio Cuiabá-Chapada mas reavalia o preço

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Sob críticas intensas, Estado mantém pedágio Cuiabá-Chapada mas reavalia o preço
Nem R$ 7,60. Tampouco 4,55. O valor do pedágio rodoviário será reavaliado pelo governo de Mato Grosso e a tendência é de que o leilão de concessão defina um valor mais enxuto.


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Sob intensa pressão da opinião púbica, o governo de Mato Grosso utilizou o resultado do estudo das audiências públicas para reavaliar o valor do pedágio a ser cobrado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá a chapada dos Guimarães. O governador Silval Barbosa (PMDB) e Secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, já haviam afirmado que a privatização era um caminho sem volta.

Todavia, a redução de preço do pedágio é a principal novidade. As audiências públicas supostamente discutiram a apresentação dos estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira, social e operacional acerca da concessão da rodovia estadual MT-251, entre Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Campo Verde.
A Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu/MT), segundo a assessoria, trabalha na elaboração do relatório final, que deve ser concluído até o dia 15 de fevereiro.

Diante dos resultados apontados na análise dos dados coletados nas audiências realizadas nos três municípios da área de abrangência da concessão, o secretário da Setpu, Cinésio de Oliveira, solicitou a reavaliação do estudo de viabilidade à empresa responsável.

A reportagem do Olhar Direto apurou e já havia divulgado, anteriormente, após entrevistar o secretário Cinésio de Oliveira em Santa Terezinha (Norte do Araguaia), que, entre os pontos do estudo que serão reavaliados, estão os valores das tarifas, as praças de pedágio propostas e os investimentos a serem realizados.

A proposta inicial previa três praças de pedágio entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães e mais uma no trecho até Campo Verde. O novo estudo indicará se serão mantidas as quatro, ou apenas três serão implantadas, sendo que entre a Capital e Chapada dos Guimarães não haverá mais que dois pontos de pedágio.
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