Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política BR

10 tumores

Alencar suportou operação como 'um adolescente', diz médico

Após mais de seis horas de cirurgia, os médicos que operaram o presidente da República em exercício, José Alencar, 77, retiraram dez tumores de seu intestino delgado. Segundo eles, Alencar passa bem, mas deve permanecer internado por cerca de dez dias.


"Ele se comportou quase como um adolescente", afirmou o cirurgião Raul Cutait em entrevista coletiva.

De acordo com o médico, dez tumores foram retirados durante operação para desobstruir uma das alças do intestino delgado do vice-presidente. "O que foi feito hoje foi para desobstruir o intestino dele [...] e retirada do maior volume possível de tumores", disse Cutait.

O médico disse que Alencar ainda estava na sala de cirurgia, mas que seguiria ainda hoje para a UTI onde deve permanecer por dois dias. Em seguida, ele deve ficar internado por aproximadamente dez dias. "Vai depender de como o organismo dele reagir: uma semana, dez dias, um pouco mais [de internação]."

Ainda segundo o médico, os tumores extraídos serão examinados para saber se o novo tratamento está funcionando.

Cutait também comentou a forma como Alencar reagiu à operação. "A força de vontade dele, vontade de luta, de sobreviver, norteia nós médicos", disse.

A decisão pela cirurgia --que começou às 13h10 e só terminou 19h30-- foi tomada na manhã de hoje, depois que Alencar realizou novos exames para avaliar seu estado clínico.

O presidente em exercício foi internado ontem à tarde após sentir fortes dores abdominais quando ainda estava em Brasília. Por essa razão, sua consulta no Sírio, marcada para hoje, foi antecipada para ontem, quando os médicos decidiram por sua internação.

Intestino

Alencar foi diagnosticado com obstrução intestinal, mesmo motivo que provocou sua internação no final de semana. Ele havia deixado o hospital anteontem. "Senti dor no estômago, dor no abdome, muita dor. Fui medicado, melhorei e dei expediente normalmente", disse Alencar ao chegar ao hospital, abatido, mas caminhando sem necessidade de ajuda.

Apesar das internações constantes, o vice se mostrou otimista em rápida conversa ontem à tarde, quando concluiu: "Seja o que Deus quiser".

Alencar ocupa interinamente a Presidência da República enquanto Luiz Inácio Lula da Silva participa da reunião do G8 + 5, na Itália.

A doença

Alencar descobriu que tinha câncer em 1997, quando após um check-up foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retira um tumor na próstata.

Depois da retirada de outros nódulos, agora no abdômen, Alencar é diagnosticado com câncer no intestino.

Em janeiro deste ano, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar ficou internado 22 dias após a operação.

Contrariando as expectativas, no entanto, os exames seguintes apontaram a volta de 18 tumores na região. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico MD Anderson.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet