Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Cidades

universidade

Professores recém- concursados podem abandonar Unemat por descumprimento de leis

Foto: Reprodução/Ilustração

Professores recém- concursados podem abandonar Unemat por descumprimento de leis
Os recém-nomeados professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apontam que a instituição está descumprindo a Constituição e as regras do edital do concurso o qual foram submetidos. Insatisfeitos, a ameaça de uma ‘debandada’ dos novos educadores do campi caso a universidade não reconsidere ‘imediatamente’ suas determinações não esta descartada.


Leia mais: Associação da Unemat aciona MP para barrar contratações temporárias e exige nomeação de concursados

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat), Luiz Jorge, explicou que depois da convocação dos aprovados através do certame realizado em 2013, a instituição perdeu sua autonomia e desrespeitou o Plano de Cargos Carreria e Salários dos docentes.

Segundo ele, a autonomia das universidades está escrita na Constituição, mas a perdeu seu efeito quando permitiu a interferência da Secretaria de Administração do Estado (SAD). A posse dos convocados será realizada na Secretaria, o que, para Luiz revela que “a SAD insiste em tratar a universidade como um órgão da administração direta ou indireta qualquer e não como uma Instituição de Ensino Superior”.

Outro ponto questionado pelos concursados é que durante a posse foram informados de que trabalharia em um regime de 20 horas e que seriam enquadrados na classe de professores graduados. Condição esta imposta mesmo àqueles que tinham anos de dedicação à vida acadêmica.

Luiz declara que a SAD não aceitou os títulos apresentados pelos docentes no ato de sua posse, em discordância com o Plano de Carreira dos Docentes da UNEMAT (Lei 320/2008). Com essa recusa, um docente com título de doutorado ingressará na instituição como graduado para um salário de R$ 1.800 inicial ao invés de R$ 8 mil no caso o salário base de um educador titulado.

Outro lado

Já a assessoria de imprensa da Unemata informou que,os professores efetivos que iniciaram suas atividades profissionais junto a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no mês de março que não receberam no último dia 31.

O reembolso da remuneração dos ainda pendentes ocorrerá em 30 de abril, conforme calendário de pagamento do Estado de Mato Grosso, todos os docentes receberão o salário mensal acrescido das diferenças não lançadas em tempo hábil no mês de março, pois os lançamentos em folha de pagamento no Estado se encerram em torno do dia 10 de cada mês. As diferenças da remuneração quanto à titulação de pós-graduação também serão retificadas na folha de pagamento referente ao mês de abril.

Conforme a Universidade, as variações ocorrem em função da data de entrada em exercício na instituição. A data de apresentação dos processos de enquadramento inicial da carreira, conforme titulação de pós-graduação, também poderá gerar remuneração parcial.

Os docentes podem buscar mais informações através do e-mail prad@unemat.br e dos setores de Recursos Humanos de cada campus.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet