Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política BR

José Alencar se recupera "disposto e acordado" após operação, diz boletim médico

O presidente da República em exercício, José Alencar, se recupera bem após a cirurgia de seis horas a que se submeteu ontem para desobstrução do intestino, informou nesta sexta-feira o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Essa foi a 14ª cirurgia de Alencar.


"O paciente está evoluindo de maneira satisfatória, estando bem disposto e acordado", afirma nota oficial divulgada na tarde de hoje.

O presidente em exercício foi internado na quarta-feira à tarde após sentir fortes dores abdominais quando ainda estava em Brasília. Na operação de ontem, os médicos desobstruíram uma das alças de seu intestino delgado e retirou dez dos 18 tumores que ele tem na região.

Após a cirurgia, os médicos afirmaram que Alencar se comportou bem durante a operação. A expectativa é de que ele fique na UTI por dois dias e em seguida permaneça por aproximadamente dez dias em recuperação em um quarto. "Vai depender de como o organismo dele reagir: uma semana, dez dias, um pouco mais [de internação]", afirmou o cirurgião Raul Cutait em entrevista coletiva

Evolução da doença

Alencar descobriu que tinha câncer em 1997, quando após um check-up foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retira um tumor na próstata.

Depois da retirada de outros nódulos, agora no abdômen, Alencar é diagnosticado com câncer no intestino.

Em janeiro deste ano, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar ficou internado 22 dias após a operação.

Contrariando as expectativas, no entanto, os exames seguintes apontaram a volta de 18 tumores na região. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico MD Anderson.

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna hoje ao Brasil depois de uma semana de viagem ao exterior. Ele deve visitar o presidente em exercício, José Alencar, amanhã.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet