Olhar Direto

Terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Mais de 250 pessoas na fila

Sindicato é denunciado pela Prefeitura por fraude em "pré-cadastro" para programas de habitação

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Sindicato é denunciado pela Prefeitura por fraude em
A Prefeitura de Cuiabá registrou Boletim de Ocorrência contra o Sindicato dos Empregados Domésticos de Mato Grosso, na manhã desta terça-feira (9), sob acusação da instituição estar efetuando ‘falso’ cadastros para programa do Governo Federal, “Minha Casa e Minha Vida”. Classificado como um “caso de estelionato” pelo secretário de Cidades do município, Suelme Evangelista, a situação foi registrada junto a 1ª Delegacia da Polícia Civil de Cuiabá como “tipo de ocorrência atípica”, para que as providências cabíveis sejam adotadas.


Apesar do registro criminal ter sido feito nesta terça, desde a segunda-feira (9), é possível constatara a presença de dezenas de pessoas em uma gigantesca fila em frente ao prédio onde o Sindicato está instalado, no bairro Porto. Na tarde de hoje cerca de 200 pessoas, dentre elas muitas crianças de colo, aguardavam o atendimento para o cadastro.

Leia mais
Empresário é assassinado a tiros no portão de casa em crime de execução
Dupla de assaltantes morre ao tentar roubar ouro em mineradora

O secretário Suelme acredita que o ‘burburinho’ começou a partir de publicidade realizada em bairros periféricos de Cuiabá, onde fichas para inscrições foram entregues. Ele pontua que, além de o Sindicato não ter competência para realização dos cadastros, há informes também de que o número do título de eleitor é solicitado. “Nunca foi e não é pré-requisito para inscrição no programa”, ratifica.

Ele ainda citou que “a Prefeitura também vai notificar o Sindicato, pois o cadastro realizado por eles não é reconhecido nem pelo governo estadual e nem municipal”, assevera. Suelme ainda denuncia que a situação vem prejudicando o serviço realizado por instituições cadastrado para a execução do programa habitacional e gerando transtorno à sociedade.

Em Mato Grosso, somente três entidades estão habilitadas a realizar o cadastramento: a Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros, o Instituto Sociológico do Mato Grosso e Amazônia e o Projeto Viva Vida.

Questionadas do motivo da fila, uma das pessoas que esperava sua vez acreditava que “o Sindicato estava realizando um pré-cadastro para saber quais pessoas precisam de casa”.

O secretário de Cidades afirma que tentou entrar em contado com a presidenta do Sindicado, Wilza Sodré, mas não conseguiu localizá-la. A reportagem do Olhar Direto também tentou contato inúmeras vezes no decorrer do dia por meio do celular final (1058) com a titular do Sindicato, sem sucesso.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet