Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Cerca de 100 mil pessoas acompanharam velório de Eduardo Campos em Recife

Foto: Reprodução/ O Globo

Cerca de 100 mil pessoas acompanharam velório de Eduardo Campos em Recife
RECIFE — A missa de corpo presente em homenagem a Eduardo Campos acabou, mas as homenagens continuam. Cerca de 100 mil pessoas ocupam a região central de Recife para se despedir do ex-governador. Uma fila com cerca de 3km, e que bloqueia mais de cinco quarteirões, foi organizada para os que quiserem se aproximar do caixão.


Acompanhe em tempo real o adeus a Eduardo Campos

Por volta das 17h, o corpo de Campos deixa o Palácio das Princesas e segue para o cemitério de Santo Amaro - a cerca de 2km. A previsão é de que 150 mil pessoas acompanhem o enterro.

Mas cedo, a presidente Dilma Rousseff chegou o palácio sob vaias e aplausos. Emocionada, a presidente era acompanhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aparentava estar mais abalado do que ela, e pelo ministro Aloyzio Mercadante.

VAIAS A DILMA REPERCUTEM

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), rival político de Campos, considerou justificadas as vaias a Dilma. Ele criticou a presença da presidente no velório.

- Foi falso porque (Dilma) não gostava mais de Eduardo. Se eu fosse ela, mandaria uma coroa de flores. Lula não, Lula gostava de Eduardo.

Ja o senador Aloysio Nunes Ferreira, vice na chapa presidencial do tucano Aécio Neves, minimizou as vaias à presidente Dilma Rousseff.

- Vaiar em velório é ruim. Pelo que ouvi foi coisa de uma minoria de militantes mais aguerrida. Não vejo maiores consequências políticas

Aloysio disse ainda que a campanha presidencial do PSDB deve ser retomada nesta semana

A presidente e outras autoridades, como o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra, participaram da missa campal realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e outros 10 bispos. Lula estava do lado de Renata Campos. Os dois conversam e se abraçaram várias vezes. Dilma estava do outro lado do caixão, ao lado do ex-governado José Serra.

Quando passou pelo deputado Miro Teixeira, a presidente abraçou-o e falou em seu ouvido.

- Nao me olha com essa cara. Mesmo assim, estou feliz de te ver- disse Dilma.

Desde ontem, 63 aviões pousaram em Recife trazendo pessoas que vieram acompanhar o velório e o enterro de Eduardo Campos. No palácio do governo havia tanta gente, que as autoridades tinham dificuldades em se deslocar. Algumas procuram salas para acompanhar a cerimônia pela TV.

MARINA ABERTA AO DIÁLOGO

Antes da missa, Marina Silva entrou em uma sala reservada onde os bispos estavam se preparando para a missa. Ficou conversando alguns minutos e recebeu mensagens de força dos prelados. O gesto de Marina foi interpretado por alguns como uma primeira sinalização de abertura ao diálogo, já que a ex-senadora é evangélica.

Parte do PSB teme que, com a substituição de Eduardo por Marina, a candidatura se torne menos aberta ao diálogo com alguns setores.

- Tá vendo? Depois dizem que ela é fundamentalista - comentou um aliado de Marina.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet