Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Terra Prometida

250 protestam contra ação da PF e cogitam fechamento de rodovia federal

Foto: Reprodução/Facebook - Lucas Solidária

250 protestam contra ação da PF e cogitam fechamento de rodovia federal
Mais de 250 pessoas, entre moradores das cidades de Lucas do Rio Verde e de Itanhangá, participaram de um ato de protesto pela operação Terra Prometida, na tarde de hoje (1). A ação teve como foco desarticular uma organização que atuava na exploração de áreas destinadas a reforma agrária no Projeto de Assentamento Itanhangá/Tapurah. Durante o ato, cogitou-se até mesmo um protesto com o fechamento da BR-163, principal acesso a região. Nesse final de semana, a Justiça Federal negou pedidos de liberdade a quase todos os presos, 34, na operação.  


Moradores de Lucas do Rio Verde fazem ato em repúdio a ação da PF

Munidos com faixas e cartazes,  os manifestantes lotaram o plenário da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde. O vice-governador Carlos Fávaro, além do deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP)  participou,  das discussões.

O prédio da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde ficou repleto  de manifestantes e do lado de fora  da unidade  foram instaladas diversas faixas cobrando mais critério nas ações desencadeadas.  A principal cobrança  é quanto a condenação moral desde a deflagração da operação que resultou na prisão de 34 pessoas, dentre eles do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Fraz, e do atual vice-prefeito de Itanhangá, Rui Schenkel (PR).  

Durante o ato, os moradores assinaram uma moção de repúdio contra a ação policial que deve ser encaminhada ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Superintendência da Polícia Federal, em Cuiabá.

No total, 34 pessoas foram presas durante a operação Terra Prometida, desencadeada pela Polícia Federal no último dia 27, acusadas de participação em um esquema que já lucrou R$ 1 bilhão com e exploração de cerca de mil lotes, de um total de 1.149, destinados à  reforma agrária. Além de produtores, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),sindicalistas e políticos integram a lista de investigados. No total, 52 ordens de prisão preventiva foram expedidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet