Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sala da Mulher ressalta importância de fortalecimento da influência feminina

Projetos como o ‘Promotoras Legais Populares’ (PLP’s) proporcionam o fortalecimento da influência feminina ao oferecer conhecimento dos direitos das mulheres. É o que afirmou a presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, durante a solenidade de formatura de 39 mulheres da segunda turma de PLP’s, realizada na noite de ontem (23), no Plenário de Deliberações Renê Barbour, na Assembleia Legislativa.


“A capacitação de mulheres para promoção de mudanças é necessária para a transformação da realidade. A violência, discriminação e desigualdade nos fazem lutar por políticas públicas para mulheres, mas acima de tudo possibilita mais conhecimentos dos nossos direitos”, destacou Maria Teresa.

A presidente de honra também agradeceu a todos os que contribuem pela causa, em especial, aos professores pela total dedicação e por acreditarem nesse projeto de cidadania.

“Essas mulheres, agora diplomadas, estão aptas a serem multiplicadoras de informações e a auxiliar mulheres que estejam em risco ou necessitem de orientação”, completou.

A coordenadora geral do projeto, promotora de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) Lindinalva Rodrigues explicou que esse projeto visa levar cidadania as mulheres das mais variadas sociedades. Agradeceu a parceria com Assembleia, por meio da Sala da Mulher e Escola do Legislativo. Pediu a todos que atuam no enfrentamento que não desanimem em razão das críticas, a maioria delas injustas, pois são muitos os trabalhos a serem executados.

“Tivemos uma acentuada queda de femicídio em Cuiabá. Em 2012, foram 18 mulheres mortas por conta de violência doméstica, no ano seguinte, sete vítimas. Já em 2014, seis e esse ano ainda não tivemos nenhum registro. Quiçá, sejam por essas iniciativas. Agora Várzea Grande também precisa de políticas públicas, a maioria dos casos que ouvimos acontece lá”.

Oradora da turma, a formanda Sirlei Regina pontuou que cada uma delas é responsável pelo sucesso e que terão um papel fundamental na multiplicação do conhecimento adquirido.  Ela espera que o aprendizado em sala de aula contribua com o cotidiano de cada uma delas.

“Agora, estamos preparadas para instruir outras mulheres. Ao longo do curso, aprendemos a ouvir mulheres vítimas. E, não se trata apenas de transferência de informação, mas também de desenvolvimento de outros olhares. Pois, passamos a nos valorizar e cuidar de si, com melhoria da autoestima e reconhecimento de qualidades pessoais”.

Na oportunidade foi exibido um vídeo dos melhores momentos da turma. Professores também foram homenageados. Para a coordenadora técnica Rosa Morceli, o apoio do MPE, em especial na pessoa da promotora Lindinalva Rodrigues, e da Assembleia Legislativa, foi fundamental nesses dois anos de projeto com a formatura da segunda turma.

“Não tivemos vidas perdidas, e sim transformadas. Na primeira turma, mulheres que voltaram a estudar, empreenderam novos negócios e hoje estão liderando o processo de transformação em Mato Grosso. É uma alegria celebrar esse ciclo de dois anos na Casa da Cidadania, a Assembleia. Haveremos de ter outras turmas, pois esse projeto não pode encerrar aqui”.

Já a coordenadora da Escola do Legislativo, Érica Bussiki, afirmou que as recém diplomadas exercerão um papel essencial para a redução da violência.

“Vocês estarão na ‘ponta’ da sociedade auxiliando mulheres. É o sistema tolerância zero em que pessoas treinadas são colocadas na ‘ponta’ para trazer os problemas às autoridades”.

Representando o Poder Judiciário, a juíza da Primeira Vara de Violência Doméstica, Ana Cristina Silva Mendes, comemorou mais uma turma do projeto formada.

“Sem dúvidas que esse é um sonho, um projeto de um pequeno grupo de formiguinhas que vão levar para a sua comunidade tudo que aprenderam. Mulheres que tinham uma situação de violência e que não sabiam o que fazer e vão receber de vocês, Promotoras Legais, um norte e orientação”.

A formatura teve ainda a apresentação do Coral do Instituto Jaiminho. Participaram da solenidade o Procurador-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, procurador Paulo Prado; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB); os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) e Wilson Santos (PSDB); a coordenadora técnica do PLP, Renata Teixeira; além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de segmentos ligados aos Direitos da Mulher.

Projeto - O PLP é uma parceria do MPE, juntamente com a Casa de Leis, por meio da Sala da Mulher e Escola do Legislativo. O objetivo é capacitar a mulher, em geral líderes comunitárias, ao facilitar o acesso delas ao conhecimento dos seus direitos. Ao receber essa capacitação, as ‘promotoras legais’ se sentem estimuladas a se tornar multiplicadoras dessas informações nas suas respectivas comunidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet