Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

gripe

MT tem como meta imunizar 600 mil pessoas contra Influenza; campanha começa dia 4

Foto: Agência Brasil

MT tem como meta imunizar 600 mil pessoas contra Influenza; campanha começa dia 4
Cerca de 600 mil pessoas devem ser imunizadas pela vacina contra Influenza em Mato Grosso, de acordo com estimativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A próxima segunda-feira, 4 de maio,  terá início a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a campanha prosseguirá até o dia 22 de maio, tendo o dia 9 definido como o ‘dia D’. 


Leia Mais:
Presidente do TJ altera concessão do auxílio-saúde aos servidores

Neste período, devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de servidores da área da saúde. Portadores de doenças crônicas também integram o grupo alvo da Campanha e devem apresentar documento médico na hora de vacinar. 

Para Mato Grosso, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, serão disponibilizadas 686.400 mil doses da vacina. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis. 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, explica que as doses têm sido repassadas gradativamente aos municípios, conforme envio do Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde tem disponibilizado as doses de forma gradativa, até o momento recebemos apenas 30% da vacina. Já repassamos para os municípios, via Escritórios Regionais de Saúde (ERS), 15% das doses e os outros 15% serão entregues na próxima semana”, explica Flávia. 

Segundo ela, embora adiada por uma semana a Campanha mantém a programação de três semanas de imunização. “Apesar do atraso, a vacinação acontece até dia 22 de maio. A orientação é para que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem os postos de saúde durante a Campanha, para que todos possam ser atendidos”. 

O remanejamento gradativo é uma estratégia definida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a fim de que nenhum município fique descoberto e que sejam minimizados os impactos das intercorrências consequentes do atraso. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet