Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cine Sesc Itinerante leva 7ª arte a adolescentes

Ações como a realizada pela Secretaria Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf – Sesc Arsenal, proporcionaram a 16 adolescentes do Sistema Socioeducativo contato com a sétima arte. A Unidade de Internação Provisória Masculina de Cuiabá recebeu, no último dia 28 de maio, o 8º Cine Sesc Itinerante. 


A atividade tem o objetivo de desenvolver a autoestima, disciplina, valorização pessoal, trabalho em equipe, cidadania, autocontrole e promover a diminuição da ansiedade através de atividades culturais, sensibilizando o jovem para um mercado de trabalho que envolvam habilidades destes segmentos. 

Este tipo de trabalho se atém a princípios encontrados no 'Plano Decenal de Atendimento do Socioeducativo de Mato Grosso 2015-2024', que trata de temas como o respeito aos Direitos Humanos dos adolescentes e criação de mecanismos de prevenção, mediação de conflitos e práticas restaurativas, presunção da inocência do adolescente. 

O plano disponibiliza ainda, a partir da página 23, todos os dados referentes ao Socioeducativo de Mato Grosso, no capitulo intitulado Diagnóstico Situacional do Atendimento Socioeducativo em Meio Fechado de Mato Grosso. No Perfil do Adolescente em Privação da Liberdade, dados referentes ao gênero, cor, idade e faixa etária dos internos são elucidados. 

“Focamos no processo de ressocialização e recuperação do adolescente, e ações como essa fazem parte de um conjunto de programas e serviços oferecidos no Socioeducativo de Mato Grosso, que favorecem a inclusão social e a prática restaurativa de jovens em conflito com a lei”, destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo. 

“O socioeducativo é, por vezes, o primeiro contato do adolescente com o serviço público, lá ele vai entender seus direitos, suas garantias, e esse serviço tem que ser muito bem dirigido; a capacitação e a educação são fatores preponderantes na recuperação desse adolescente”, destacou Luiz Fabrício de Vieira Neto, secretário adjunto de Justiça. 

Dados 

Segundo dados da Gerência de Serviços de Saúde da Sejudh, no primeiro trimestre de 2015 foram realizados 232 atendimentos em enfermagem, 203 consultas com clínico geral, 86 em psiquiatria, 320 odontológicos, 58 psicológicos, 237 com assistente social, 175 farmacêuticos e 5.741 procedimentos de enfermagem. 

Por meio da articulação com a rede externa de saúde básica, foram atendidos 29 adolescentes em especialidades como ortopedia, dermatologia, clínica cirúrgica e oftalmologia, resultando em 103 exames laboratoriais. 

“Os adolescentes chegam às unidades com baixa autoestima, carente de atenção. Quando agente começa a inserir na rede, é como se eles estivessem vivem em outra realidade. Muitos ficam motivados, o que leva a refletir sobre o ato infracional”, destacou Iberê Ferreira da Silva, gerente de saúde social. 

A Sejudh dispõe de seis unidades de internação, distribuídas em Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde e Sinop. 

Brasil 

Pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que cerca de 60% dos jovens privados de liberdade possuem entre 15 e 17 anos, e que mais da metade deles não frequentava a escola antes de ingressar na unidade. A maioria dos adolescentes infratores parou de estudar aos 14 anos, entre a 5ª e 6 ª série, o que demonstra a necessidade de se adotar no país políticas específicas voltadas ao combate da evasão escolar no ensino fundamental, concluiu a pesquisa. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet