Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Servidores participam de oficina sobre o programa de gestão por competências

Servidores das 17 secretarias da Prefeitura de Cuiabá participam nesta quinta-feira (17) de uma oficina sobre a implantação do programa de gestão por competência, que será instituído no Executivo Municipal.


O programa vai avaliar o desempenho dos servidores com foco na competência de cada um, a fim de valorizar o servidor, bem como garantir a melhoria dos serviços e a economia na administração pública.

De acordo com a secretária de Gestão, Ana Paula Villaça, a oficina é o início, na prática, do programa e tem o objetivo de fazer com que os servidores compreendam qual a finalidade do projeto e a forma como ele será implantado.

“Nós temos aqui o primeiro passo dado para a disseminação do programa de gestão por competência. O processo iniciou, nós passamos por oficinas, por alinhamento entre os membros que vão conduzir e, agora, efetivamente, nós começamos o trabalho na prefeitura. Para isso, nós estamos trazendo os servidores para que comecem a entender que programa é esse”, afirma.

Por isso, a oficina  é importante, segundo a secretária, já que vai garantir um legado de competências que o município tem, mas que não consegue dispor com eficiência nas áreas.

“Esse programa é importante, pois é uma avaliação de resultado desses servidores. Mas inicialmente cuidando desses servidores, da formação deles, adequando-os ao local correto de trabalho, do seu perfil”, disse.
Conforme o consultor da Leme Consultoria, Euclides Júnior, dentre as atividades realizadas está a de reconhecimento da realidade do funcionamento do Executivo, bem como do comportamento dos servidores de cada área.

 “Primeiro vamos explicar o que é a gestão por competência e, na segunda parte, vamos aplicar uma atividade com o objetivo de coletar dados sobre qual deve ser a conduta de todo servidor da porta para dentro do prédio, o comportamento as pessoas precisam ter para que tenhamos um ambiente melhor, mais produtivo, para que a prefeitura favoreça a prestação de serviço público ao cidadão”, explica.

Júnior esclarece que a oficina não tem a intenção de punir ou expor qualquer profissional, mas obter um direcionamento de quais as capacitações necessárias a serem oferecidas aos servidores.

“O objetivo é termos um novo instrumento de avaliação e desempenho, mas não para punir ou expor as pessoas, mas para entendermos qual a real ideia que as pessoas estão materializando para a prefeitura, e que nós consigamos direcioná-las por meio de capacitação para que as pessoas sejam mais produtivas, se sintam mais adequadas e tenham qualidade de vida no trabalho”, afirma.

Para Fernando Oliveira, secretário-adjunto de previdência e servidor efetivo da Prefeitura de Cuiabá, as oficinas e as atividades são necessárias e devem ser de conhecimento de todos os 17 mil servidores efetivos, comissionados e terceirizados que atuam no Executivo Municipal.

“Esse é um momento impar. Nós temos que aproveitar esse evento, pois nós temos que saber os nossos pontos fortes e fracos e onde podemos melhorar. Nós somos servidores e temos que saber servir a população com eficiência e eficácia”, pontua.

Além da oficina, a secretaria de Gestão vai realizar novas etapas de trabalho até a implantação definitiva do programa de gestão por competência em toda a administração direta e indireta. 

“Haverá muitas outras etapas de trabalho e todas elas estarão envolvendo o comitê de execução, com os servidores que, a partir de agora, vão começar a trabalhar com indicadores e  a realizar mapeamentos. Isso pode acontecer como hoje, em um conjunto de pessoas, bem como os trabalhos in loco nas secretarias, para que possamos, no futuro, implantar a meritocracia. Esse também é um objetivo que o prefeito Mauro Mendes está buscando”,  afirma a secretária.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet