Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Estudou em Biblioteca

Ex-morador de rua de Cuiabá passa em concurso público em Minas Gerais

Foto: Reprodução

Ex-morador de rua de Cuiabá passa em concurso público em Minas Gerais
O ex-morador de rua, Jusair Santos da Silva, 50 anos, que morou por um tempo em Cuiabá conseguiu passar em um concurso público para auxiliar de limpeza da empresa estadual Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS). Ele, que ficou na 20ª posição, disputou a vaga com 12 mil candidatos.  Jusair viveu nas ruas por quase três anos e conseguiu o feito estudando em uma biblioteca de Belo Horizonte (MG).


Leia mais:
Policial federal confunde policiais com assaltantes e efetua disparos contra equipe
 
“Cheguei aqui em setembro de 2012. Foi a primeira vez que senti na pele como essa vida é dura”, disse ele ao G1. O ex-morador de rua revelou que naquele ano estava em Cuiabá e conseguiu ir até a capital mineira após receber uma carona. Jusair é nascido em Paracatu, na Região Noroeste de Minas Gerais e revelou que cursou três anos de faculdade de letras, mas largou porque “conheci minha mulher”.
 
Porém, o casamento dele acabou não dando certo: “Eu não queria ficar na dependência de família. Deixei casa, tudo pra ela (esposa). Só fiquei com a minha moto”. O filho também ficou pra trás. “Ele já tem 25 anos. É homem feito. Nunca mais falei com ele”, disse. Um tempo depois, Jusair teve de vender a moto, se mudou várias vezes e sobreviveu fazendo bicos.
 
Quando chegou na rodoviária, em Belo Horizonte, Jusair afirmou que dormiu na rodoviária por uma semana: “O pessoal de lá me disse pra procurar a assistência social que tem lá mesmo. Foi quando me indicaram um albergue pra moradores de rua”. Um tempo depois, ele conseguiu uma vaga na República Professor Fábio Alves, administrada pela Arquidiocese de Belo Horizonte.
 
Foi ai que ele ficou sabendo do concurso: “Eu vi num jornal que a inscrição era gratuita. Foi aí que eu pensei, ‘é isso, é a minha chance’”. Empenhado em conseguir uma ‘segunda chance’, Jusair estudava todos os dias na Biblioteca Estadual Luis de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. “Foi uma luta. Aí, o dinheiro do Bolsa Família saiu. Dos R$ 77, gastei R$ 45 com a apostila. Três dias antes da prova, eu ‘devorei’ ela”, contou.
 
Depois disto, o ex-morador de rua passou no concurso e acabou se tornando auxiliar de limpeza do Hospital de Pronto Socorro João XXIII, considerado o maior de Minas Gerais. “Meus companheiros de rua, pessoal do albergue me para o tempo todo pra me cumprimentar. Fico feliz”, finalizou.
 
Além de Jusair, outro morador de rua também conseguiu passar no concurso. Marcelo Batista Santiago, de 39 anos, passou em primeiro lugar na mesmo prova que Jusair. Ele também conseguiu o feito estudando em bibliotecas públicas de Minas Gerais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet