Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Oficina discutiu saúde da mulher e da criança indígena

Construir uma agenda de trabalho para a saúde da mulher e da criança indígena em conjunto com os Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), usando como base as ações já realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES). Com esse objetivo, a Superintendência de Atenção à Saúde, por meio da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas/Áreas Técnicas de Saúde Indígena e Saúde da Mulher e da Criança, realizou entre os dias 28 e 30 de julho, a I Oficina Estadual “Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: construindo agenda para a população indígena”. Participaram do evento 25 profissionais da saúde da SES e dos DSEIs. 


Durante os três dias de oficina, em parceria com os DSEIs Xingu, Kayapó/MT, Cuiabá, Xavante e Araguaia, foram discutidos os seguintes temas: cenário epidemiológico da saúde indígena, rede cegonha, atenção a mulher e criança, atenção ao adolescente, educação permanente e regulação controle e avaliação. Os Distritos são os responsáveis pela formulação, planejamento e execução da atenção básica em saúde nos territórios indígenas. Atualmente, de acordo com dados do IBGE (Censo 2010), Mato Grosso possui 42.538 pessoas declaradas indígenas. 

Ao final da oficina, foram levantados encaminhamentos a serem consolidados em relatório, como: fortalecer a atenção básica em território indígena pelos distritos sanitários; melhorar a articulação entre o subsistema de saúde indígena e a rede de saúde dos municípios e Estado; promover capacitações com visitas ao fortalecimento do quadro profissional; apoiar a participação dos gestores da Saúde Indígena nos colegiados de gestão regional; assegurar que as ações da saúde do adolescente sejam contempladas nos DSEIs; apoiar a participação da Saúde Indígena nos grupos condutores das Redes de Atenção à Saúde; implantar os sistemas de informação à saúde: SISPRENATAL; SISREG, SISCAN, junto ao DSEIs; e estabelecer agenda anual de trabalho. 

Após a consolidação dos encaminhamentos, o relatório será enviado aos entes participantes para articulação das ações a serem efetivadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet