Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PRA NÃO “REMEDIAR”

Controladoria fortalece atuação preventiva na gestão dos órgãos e entidades de MT

Foto: Andréa Lobo / GCom-MT

Determinação de Pedro Taques é para que sejam adotadas ações preventivas

Determinação de Pedro Taques é para que sejam adotadas ações preventivas

Num governo com tese de transformação, o trabalho da Controladoria Geral de Mato Grosso (CGE-MT) se tornou fundamental para evitar a falha administrativa, financeira e contábil. A determinação do governador José Pedro Taques (PSDB) é para que a orientação e conscientização na busca por uma gestão saudável seja prática cotidiana.

 
E é por isso que a CGE iniciou nova fase de atuação, em que a força de trabalho do órgão estará ainda mais direcionada ao controle interno preventivo das despesas públicas junto aos órgãos e às entidades do Poder Executivo Estadual. O objetivo é contribuir para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
 
Assim, para esta nova fase, a CGE tem novo secretário-adjunto de Auditoria. A mudança foi publicada nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial do Estado.
 
A auditora do Estado Kristianne Marques Dias assume como adjunta em substituição ao também auditor Eldemir Pereira de Oliveira. Formada em Ciências Contábeis e servidora de carreira da CGE desde 2010, Kristianne atuou por dois anos como superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle, setor ao qual compete supervisionar as atividades das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) dos órgãos e das entidades.
 
Destaque para a atribuição de coordenar a elaboração e monitorar o cumprimento dos Planos de Providências elaborados para corrigir apontamentos de auditoria dos controles interno (CGE) e externo (TCE, MPE, CGU etc), bem como de avaliar o Sistema de Controle Interno dos órgãos e entidades nas suas áreas de competência.
 
“Devido à sua experiência com as Unisecis, a ideia agora é fortalecer o relacionamento com órgãos, visando à atuação preventiva na aplicação do dinheiro público, com base na legalidade, economicidade e eficiência da gestão. Entretanto, paralelamente, os trabalhos de auditoria prosseguem”, argumenta o secretário-controlador geral do Estado Ciro Rodolpho Gonçalves. 
 
Formado em Engenharia Civil e auditor do Estado também desde 2010, Eldemir foi destacado como adjunto de Auditoria no começo do ano para reforçar a estratégia de auditorias nas obras públicas, especialmente da Copa do Mundo e do antigo MT Integrado (atual Pró-Estradas), a fim de traçar um panorama dos contratos sobre este tema à atual gestão. Agora ele retorna à equipe de Obras e Serviços de Engenharia para fortalecer os trabalhos de auditoria nesta área.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet