Olhar Direto

Sexta-feira, 31 de maio de 2024

Notícias | Política BR

IMPEACHMENT

Em chapa avulsa, deputado Nilson Leitão é nomeado para compor a Comissão do Impeachment

Foto: Reprodução

Em chapa avulsa, deputado Nilson Leitão é nomeado para compor a Comissão do Impeachment
O deputado federal pelo Mato Grosso, Nilson Aparecido Leitão (PSDB),  anunciou sua participação na chapa avulsa, que foi lançada há poucos instantes, para compor a Comissão Especial para análise da abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). 


Leia mais:
Comissão de impeachment será formada; veja como pensam os deputados federais de MT

Superando o córum mínimo para protocolização de uma chapa avulsa, que é de 33, os 39 parlamentares dos partidos PSDB, PPS, DEM, SD, PMDB, PSD, PP, PTB, PHS e PRB, apresentarão uma chapa formada por membros abertamente a favor da deposição da petista, entre oposição e dissidentes. Leitão é um dos 6 parlamentares representantes do PSDB.  Os demais são:  Carlos Sampaio (SP), Paulo Abi Ackel (MG), Sthéfanie Sheridan (RR), Bruno Covas (SP) e Valdir Rossoni (PR). 

Dentre os escolhidos para o posição de suplente, pelo PSDB, estão: Izalci Lucas Ferreira (DF), Daniel Pires Coelho (PE), Nilson Pinto de Oliveira (PA), Fábio Souza (GO), Wherles Fernandes da Rocha (AC) e Rogério Marinho​ (RN).

O que é uma "Chapa Avulsa"?

A formação de chapa é uma tentativa de formar uma "frente ampla" que garanta maioria em uma futura votação pelo impeachment. Como serão 65 parlamentares que irão compor a Comissão. Se, por exemplo, o grupo de 39 oposicionistas for o escolhido, sobrarão apenas 26 cadeiras para os governistas ocuparem, o que garante uma margem segura para aprovação do impeachment na Câmara.

É isso o que, nesse momento, os parlamentares estão tentando fazer: garantir a maioria na Comissão. Ainda não é certo se estes 39 membros de oposição e dissidentes, o qual Leitão faz parte, irá, efetivamente, compor a Comissão, pois isso ainda será decidido em votação, liderada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no fim da tarde de hoje (8). 

A outra chapa, a governista, é formada por lideranças do PT e do PSOL e demais partidos apoiadores do governo, que, de igual maneira, pretendem ser maioria em uma futura votação.

De qualquer forma, se pela chapa de oposição ou pelas cadeiras restantes à minoria, é quase certo que Nilson Leitão irá representar o PSDB na ação.

O deputado postou um vídeo em sua página do Facebook há poucos minutos explicando a formação da chapa de oposição. Ela vai de encontro aos 8 nomes escolhidos pelo PMDB para compor a frente governista, que Leitão considerou "chapa branca" formada por "palacianos".

Leitão já havia manifestado ao Olhar Direto sua posição a favor da derrubada da presidente Dilma. Via assessoria, manifestou  que “sempre lutou por isso, em diferentes frentes”.

Olhar Direto procurou o deputado para comentar sua nomeação, que ainda não se manifestou a respeito pois está, neste momento, em uma Comissão Parlamentar de Inquérito e não pode sair do local. 

Entenda o impeachment: 

A comissão especial será comporta por um colegiado de 65 deputados titulares e 65 suplentes. Eles irão apreciar o processo de impeachment prococolizado pelos juristas Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT e Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique e Janaina Paschoal. A indicação dos membros será concluida até às 18 horas de hoje.

Até o momento, apenas 5 partidos informaram os seus membros para a comissão: PMN, SD, PRB, PV e PDT e agora o PSDB. Depois da eleição, a comissão é instalada e é feita a primeira reunião para eleger presidente e relator. 

A presidente Dilma Rousseff terá 10 sessões do plenário para apresentar sua manifestação. Depois, a comissão especial vota o parecer, que pode ser pela abertura ou não de processo de impedimento presidencial. O parecer aprovado segue para análise do plenário da Câmara, que dá a palavra final.
Para que a Câmara autorize a abertura de processo de impeachment contra Dilma, são necessários os votos de 342 deputados - dois terços da Casa - em votação nominal. Se o processo for autorizado, passa-se à fase de julgamento, pelo Senado Federal.

A Lista completa:

Há poucos instantes foi disponibilizada a lista completa dos membros e partidos que irão compor a chapa de oposição entitulada: "Unindo o Brasil".

PMDB
Carlos Marun (MS)
Flaviano Melo (AC)
Lelo Coimbra (ES)
Lucio Vieira Lima (BA)
Manoel Júnior (PB)
Mauro Mariani (SC)
Osmar Terra (RS)
Osmar Serraglio (PR)

PSDB
Bruno Covas (SP)
Carlos Sampaio (SP)
Rossoni (PR)
Shéridan (RR)
Nilson Leitão (MT)
Paulo Abi-Ackel (MG)

PP
Jair Bolsonaro (RJ)
Jerônimo Goergen (RS)
Luis Carlos Heinze (RS)
Odelmo Leão (MG)

PSD
Sóstenes Cavalcante (RJ)
Evandro Roman (PR)
João Rodrigues (SC)
Delegado Éder Mauro (PA)

PSB
Fernando Bezerra Filho (PE)
Bebeto (BA)
Danilo Forte (CE)
Tadeu Alencar (PE)

PTB
Benito Gama (BA)
Sérgio Moraes (RS)
Ronaldo Nogueira (RS)

Solidariedade
Paulinho da Força (SP)
Fernando Francischini (PR)

DEM
Mendonça Filho (PE)
Rodrigo Maia (RJ)

PSC
Eduardo Bolsonaro (SP)
Marco Feliciano (SP)

PMB
Major Olímpio (SP)

PHS
Kaio Maniçoba (PE)

PPS
Alex Manente (SP)

PEN
André Fufuca (MA)

*Atualizado em 15h38
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet