Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Serra do Caldeirão

MPF pede que Exército e Força Nacional retirem cerca de duas mil pessoas que retornaram a garimpo em Pontes e Lacerda

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MPF pede que Exército e Força Nacional retirem cerca de duas mil pessoas que retornaram a garimpo em Pontes e Lacerda
O retorno de cerca de duas mil pessoas à extração ilegal de ouro na Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (418 km de Cuiabá), motivou o Ministério Público Federal (MPF) a solicitar a presença da Força Nacional de Segurança Pública ou do Exército para a desocupação da área.


Leia Mais:
PRF inicia abordagem para convencer garimpeiros a deixar Serra do Caldeirão; grupos fomentam resistência

Segundo o Ministério Público Federal em Cáceres, a estimativa da  Polícia Militar é de que cerca de duas pessoas retornaram para o garimpo ilegal uma semana depois da desocupação da área, iniciada em 11 de novembro e que contou com um grande aparato policial envolvendo as polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal e Militar. 

 Em pedido encaminhado na tarde desta quarta-feira (9) à Justiça Federal pedindo que o ministro da Justiça seja notificado a se manifestar, o MPF afirma que “situação é de extrema necessidade e urgência da ocupação da área do garimpo por uma força de segurança permanente para assegurar a preservação da ordem pública, de modo a impedir a continuidade da prática de crimes na localidade e o desrespeito indiscriminado ao cumprimento de ordem judicial”.

O pedido do Ministério Público Federal deve ser analisado nos próximos dias pelo juiz federal que atua na Subseção da Justiça Federal em Cáceres.

Entenda

A disseminação pelo ‘boca a boca’, as imagens de generosas quantias de ouro, além da divulgação por meio de aplicativos e redes sociais, ajudou a mobilizar milhares de pessoas que desde o fim de agosto trabalham na tentativa de garantir pepitas de ouro.  A ‘corrida’ fomentou na região, a rede hoteleira, o segmento alimentício e de hotelaria. As concessionárias de motos e veículos – neste mês – de acordo com estimativa do prefeito Donizete Barbosa do Nascimento (PSDB) cresceu até 700%. Parte dos moradores do município largou o emprego para tentar a sorte no garimpo.

A exploração desenfreada e o risco à vida de  quem se arriscava na área, embasou decisão do juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior, de Cáceres, determinou a desocupação do garimpo da Serra do Caldeirão em caráter liminar.

Na decisão, o magistrado elenca que a prática poderia  fomentar outros crimes, como o tráfico de drogas, armas e pessoas para prostituição, sonegação fiscal e crime contra o sistema financeiro e tributário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet