Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

educação infantil

Famílias 'acampam' em frente a creches para garantir vagas e relatam drama

13 Dez 2015 - 15:04

Da Redação - Patrícia Neves/André Garcia Santana

Foto: André Garcia Santana

Famílias 'acampam' em frente a creches para garantir vagas e relatam drama
Para tentar garantir uma vaga na educação infantil, em Cuiabá, dezenas de famílias ‘acamparam’ em frente a algumas unidades de ensino. Desde a  madrugada de quinta-feira, 10, Rosemara Ferreira, permanece em frente ao Centro Municipal de Eduação Infantil  Wilmon Ferreira de Souza, instalada no bairro Três Barras, em Cuiabá.  Esse não é o primeiro ano em que a situação se repete na capital. A Prefeitura de Cuiabá reconhece que existe deficiência no número de vagas para atendimento de crianças de zero a três anos, mas afirmou que está construindo 22 novos centros municipais. 

 
Leia Mais:
Mauro Mendes declara guerra ao mosquito: "Se não matarmos o Aedes Aegypti, ele vai nos matar”

Avó de um bebê de pouco mais de um ano de vida, a agente de saúde Rosemara Ferreira relatou ao Olhar Direto que não possui outra alternativa para poder continuar a trabalhar. Ela é a primeira da fila e espera, ansiosa, pela próxima segunda-feira, 14, para garantir a matrícula do neto  em uma das quatro vagas  disponiblizados para o  maternal.
 
“Todo mundo trabalha em minha casa. Não possuo outra alternativa”, desabafa e relembra que essa é a uma situação que se aplica a inúmeras famílias.
 
Também na ‘fila de espera’, Jaqueline Maria Silva, de 23 anos, ‘acampou’ no local. Sua esperança é  poder conseguir deixar  o filho, de um ano e seis meses, na unidade escolar.  ‘Tenho que cuidar da minha avó que é cadeirante e trabalhar”.
 
Ela ainda questiona sobre o número reduzido de vagas ofertadas naquela unidade. ‘São apenas quatro vagas para alunos novos, mas os pequenos que estavam no maternal foram para outra fase e não existem mais vagas?”, questionou.

A Prefeitura de Cuiabá reconheceu, por meio de nota, a situação, mas reiterou que trabalha no sentido de resolver a situação. Veja a íntegra da nota. 

"A rede municipal atende 19,2 mil alunos na educação infantil, sendo 8.636 alunos da creche (0 a 3 anos) e as demais na pré-escola (4 e 5 anos), 29 mil no ensino fundamental e 1.683 na educação de jovens e adultos.
Essas crianças estão matriculadas em 51 creches, nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em 89 escolas de educação básica. Hoje, o sistema de ensino do município de Cuiabá (rede municipal, rede privada e filantrópica) atende 33% das crianças com idade entre 0 e 3 anos e 93,35% das crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, conforme dados do Censo Escolar.

A Secretaria Municipal de Educação informa que, mesmo disponibilizando esse número de vagas nas creches, o município não consegue atender toda a população de 0 a 3 anos de idade. Isso é uma realidade nacional, ou seja, nenhum município do país tem condições de universalizar o atendimento das crianças nas creches. O atendimento de Cuiabá está acima do percentual nacional e estadual, que são de 23% e 15%, respectivamente.

A meta dos Planos Nacional e Municipal de Educação é atender 50% das crianças de 0 a 3 anos até 2024 e 100% das crianças de 4 e 5 anos até 2016. Para tanto, a Prefeitura de Cuiabá está construindo 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Cada uma dessas unidades terá capacidade para atender 240 crianças com idade de 0 a 5 anos, sendo 140 dessas vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos.

Além dos 22 CMEIs, a Prefeitura de Cuiabá entregou nos últimos dois anos seis novas unidades de CMEI e uma escola, ampliando o atendimento a 1.490 crianças de 0 a 5 anos, sendo 840 para a faixa etária de 0 a 3 anos".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet