Olhar Direto

Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Notícias | Cidades

A céu aberto

Vazamento de esgoto representa perigo e prejuízos a vendedores do Calçadão Antônio Maria

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Vazamento de esgoto representa perigo e prejuízos a vendedores do Calçadão Antônio Maria
Esgoto a céu aberto, mau cheiro e chão escorregadio. Esta é a realidade enfrentada por pedestres e comerciantes do Calçadão Antônio Maria, no centro de Cuiabá, desde o dia 19 deste mês, quando um canal de escoamento estourou. O vai e vem comum ao local, criado para facilitar a compra e a circulação de pessoas deu lugar a lojas sem clientes, e pedestres que, para evitar o desafio de caminhar pela via em meio ao material fétido que escorre pelo piso, preferem dar a volta pelo quarteirão.


Os lojistas denunciam que o problema é recorrente, e cobram uma solução efetiva do poder público, uma vez que esta situação, além de desconfortável, representa risco de acidentes e tem causado prejuízos financeiros aos empreendedores.

Leia mais:
Homem faz quatro crianças reféns, tenta estuprar menina de 12 anos e tortura garoto de 8


Exemplo disso é o caso de João da Silva Brito, que há 12 anos atua na região. Dono de uma loja de roupas, ele, que tem trabalhado com as portas fechadas na tentativa de evitar a entrada do odor, explica que a Prefeitura já foi comunicada diversas vezes sobre o vazamento, mas até agora não deu nenhuma resposta. “Pra tentar minimizar as perdas tive que fazer uma promoção que dá até 50% de desconto, pra atrair clientes. Ainda tem o risco de queda. Ontem mesmo uma mulher escorregou nessa lama, caiu e machucou o joelho.”

João pede que a administração transforme os tributos pagos pela população em melhorias na cidade. “Pra eu abrir um negócio preciso de três alvarás diferentes, um interno, um de área testada e um sanitário, fora os outros impostos que pagamos por tudo. Por que então que não há retorno da gestão?”

O segurança do Calçadão, Augusto Ferreira do Santos, alega que uma das causas do esgoto estourado é a passagem de um caminhão que fornece água à um dos prédios da via. Em sua opinião o peso do veículo danifica os canais, causando o problema. “Além do esgoto temos problemas com vazamento de água há 15 dias, bancos quebrados e falta de manutenção em geral.”

A Prefeitura de Cuiabá justificou que as estruturas da região, que cresceu sem planejamento, são muito antigas e que, há muitos anos comerciantes interligaram as tubulações de água e esgoto, causando assim o entupimento dos canos e o vazamento. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), a Pasta responsável pelos reparos, Secretaria de Obras Públicas ainda não havia sido comunicada sobre o transtorno e enviará ainda esta manhã uma equipe para a tomada de providências. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet