Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Rumo Certo

Alterações viárias no Bosque da Saúde passam a valer na segunda-feira

Foto: Reprodução/ Secom Cuiabá - Michel Alvim

Alterações viárias no Bosque da Saúde passam a valer na segunda-feira
As intervenções viárias que alteram o fluxo de ruas no bairro Bosque da Saúde passarão a valer a partir de segunda-feira, 14. A proposta, executada pela Prefeitura de Cuiabá, fará com que vias voltem ao mesmo sentido que tinham antes das obras da Copa do Mundo. Além disso, haverá adequações internas nas vias, como a instalação de quatro binários que ainda estão sendo implantados. Para orientar os motoristas a respeito destas mudanças, agentes de Trânsito atuarão na primeira semana dando toda a orientação e suporte necessário.


Leia mais:
Placas com aviso de alagamentos em avenida viram alvo de ironias de internautas


De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, desde o ano passado foram feitas uma série de pedidos para que o Bosque da Saúde voltasse ao que era antes. As adequações fazem parte de um novo programa que passa a ser implementado este ano denominado Rumo Certo.

Deste modo, a rua das Pérolas (ao lado da Gráfica Atalaia) volta a ser preferencial.“Mesmo tendo placas de pare, estavam ocorrendo acidentes, por isso que a Rua das Pérolas volta a ser preferencial.” Também existiam no local algumas placas conflitantes que foram colocadas redefinindo os desvios conforme as obras da Copa iam avançando, só que em alguns pontos estas placas não tinham mais validade e não foram retiradas.



França explica ainda que o bairro estará totalmente sinalizado no aspecto vertical. Já em relação à sinalização horizontal, e conta que existe um projeto de expansão do Hospital São Mateus cujo processo tramita na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e uma das medidas mitigadoras exigidas pela prefeitura é o recapeamento das vias do bairro.

“Vamos aguardar o cumprimento desta medida que envolve o recapeamento para fazer a sinalização horizontal, mas é importante registrar que, com a sinalização vertical, os sentidos das ruas já passarão a valer a partir do dia 14 até porque, segundo estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, o que vale, na prática, é a sinalização vertical, que são as placas que orientam o sentido real das vias, a velocidade permitida, os locais para estacionamento. Como o processo já está na Procuradoria Geral do Município, a previsão é que em abril e maio já seja iniciado o recapeamento e a sinalização horizontal”, explicou.

Binários

 Com as mudanças no trânsito, as ruas das Orquídeas e da Cereja formarão binário, ou seja, uma desce, e a outra sobe. A Rua das Orquídeas, que atualmente é mão dupla, passa a ser mão única entre a Rua Ametista e a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (na esquina fica o MacDonald´s). Assim, o motorista que trafega pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça deve fica atento, pois o acesso para o bairro Bosque da Saúde não será mais pela Rua das Orquídeas e sim pela Rua da Cereja (uma rua após a Rua das Orquídeas, onde fica um posto de gasolina).  

Já a Rua da Cereja, que é mão única entre a Avenida Rubens de Mendonça e a Avenida Gonçalo Antunes de Barros (antiga Jurumirim), terá o sentido invertido. A outra rua paralela, a Primavera, que é mão dupla, também terá o sentido único no trecho entre Rua das Pérolas e a José de Lacerda e continua mão dupla entre a Rua das Pérolas e a Ametista. .

Segundo a Secretaria de Comunicação do Município (Secom), outro binário será formado com as ruas Diamante e a N que terão estacionamento nos dois lados das vias. A Rua dos Diamantes, que hoje é mão dupla entre a Avenida F e a Rua Esmeralda e sentido único entre a Rua Safira e a Rua Bosque da Saúde, passa a ser mão única entre a Avenida F e a Rua Bosque da Saúde. Já a Rua N, que hoje é mão dupla entre a Avenida F e a Rua Bosque da Saúde, passa a ser mão única entre a Rua Bosque da Saúde e a Avenida F.

O outro binário será com as ruas Esmeralda e a Safira. A Rua Esmeralda terá sentido único entre a Diamantes e a Avenida Aclimação (onde fica o Hospital São Mateus). E a Rua Safira terá mão única entre a Avenida Aclimação e a Rua dos Diamantes. No trecho entre a Avenida Aclimação e a Avenida Miguel Sutil, a Rua Safira continua como mão única. E a Esmerada terá sentido único entre a Miguel Sutil e a Avenida Aclimação.

Por fim, o último binário será implantado nas ruas G e R, que também terão estacionamento nos dois lados das vias. Hoje, estas duas ruas são mão dupla. A partir das alterações, a Rua G passará a ser mão única no sentido do bairro Canjica, da Rua Bosque da Saúde a Rua Ouro Fino. E a Rua R será mão única entre a Rua Ouro Fino e a Rua Bosque da Saúde.

Outra alteração ocorrerá na Rua Ametista, que passa a ser mão única no trecho entre a Rua Primavera e a Rua das Orquídeas. No pequeno trecho da Ametista entre a Avenida Gonçalo Antunes de Barros e a Rua das Orquídeas haverá a inversão de sentido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet