Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

RONDONÓPOLIS

Cinco pacientes são isolados em Rondonópolis com suspeita de H1N1

Foto: Assessoria

Cinco pacientes são isolados em Rondonópolis com  suspeita de H1N1
Cinco casos de síndrome respiratória aguda são monitorados pela Secretaria de Saúde de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Os pacientes – quatro homens e uma mulher – estão internados e há suspeita de H1N1.


Leia Mais:
Fórum da Saúde prepara visitas a comitês estaduais em todo o país

Segundo a assessoria da Prefeitura de Rondonópolis, quatro deles  estão no Hospital Regional da cidade e um permanece no box de emergência do Pronto Atendimento – PA aguardando regulação.

Segundo a secretária de saúde, Marildes Ferreira, foram coletadas amostras de secreção nasal dos pacientes para exames para identificar a causa da síndrome respiratória aguda. Os exames foram enviados para laboratório de referência nacional, podendo ser o Adolfo Lutz ou Evandro Chagas. A equipe ainda aguarda o resultado dos exames, que não têm prazo para serem finalizados.

O infectologista Erlon Cortez destacou que os pacientes estão recebendo todo o suporte médico necessário o que demonstra a qualidade da saúde local. “Temos medicação suficiente e estamos trabalhando com a parte de prevenção para doenças como a H1N1, o que faz parte do cronograma médico, o que não quer dizer que os pacientes tenham a doença. São várias as possibilidades que podem levar a uma síndrome respiratória aguda e o H1N1 é apenas uma delas”, reforçou.

Cortez afirmou ainda que o PA tem todas as condições de atender aos pacientes com a síndrome respiratória aguda. “Não se pode gerar alarde. No PA temos os boxes de emergência onde os pacientes podem ficar até serem regulados até os hospitais terciários como o Regional ou Santa Casa, além disso temos medicamentos necessários à disposição, bem como equipe médica preparada”, disse.

Ainda conforme o infectologista não se pode descartar outros tipos de doenças e a medicação para a H1N1 é utilizada nos pacientes mais vulneráveis como forma de prevenção. “Isso é prevenção, mesmo porque podemos estar tratando de pneumonias e outras doenças bacterianas, além de uma gripe forte”, informou.

Segundo Edgar Prates, todas as providências quanto à notificação ao Escritório Regional já foram tomadas pela Vigilância Epidemiológica e os dados devem ser inseridos no Centro de Informações Estratégicas – Cies. “Estamos trabalhando sem omissões em nenhuma situação e isto se faz como forma de prevenção em saúde pública”, explicou.

Prevenção

O infectologista explicou que a melhor forma de prevenção contra a gripe se dá com os cuidados básicos com a higiene. Passar álcool gel nas mãos é uma opção, além de evitar aglomerações de pessoas. A vacinação para os grupos de risco também é apontada pelo médico como essencial no combate à gripe.

Vacinação

A vacinação contra a gripe, que também imuniza contra o vírus H1N1, tem início no dia 30 de abril em todas as unidades de saúde do município. A meta é vacinar todos os grupos de risco.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet