Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

UFMT

Eleição para reitoria da UFMT mobiliza milhares de alunos; resultado deverá ser divulgado hoje

Eleição para reitoria da UFMT mobiliza milhares de alunos; resultado deverá ser divulgado hoje
Milhares de alunos da Capital e do interior votam ao longo de quarta-feira, 16, nas eleições para a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em 2016 quatro candidatos concorrem ao cargo, que tem duração de quatro anos, garantindo a gestão de 27 institutos e faculdades divididos entre o campus de Cuiabá e das cidades de Sinop, Rondonpólis, e Barra do Garças, que somam juntos mais de 20 mil alunos matriculados. Durante a manhã urnas foram instaladas pelos blocos da instituição, facilitando a voto , não obrigatório, dos discentes.


Leia mais:
Desembargador vota por tirar Silval da cadeia, mas julgamento é adiado após pedido de vistas

 
Fiscais e mesários também auxiliam e garantem a transparência da atividade. O processo se repete nos períodos vespertino e matutino, sendo encerrado por volta das 22h.

De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), uma das responsáveis pela organização do pleito, os votos começarão a ser contados logo após o fechamento das urnas, no final da noite, e o resultado final será divulgado hoje, 17.
 
O estudante de Rádio e TV, Ayrton Amaral, contou que está é a primeira vez que vota para reitor e diz ter mudado de opinião depois de observar as posturas dos candidatos. “Embora tenham propostas semelhantes, acredito que o discurso do candidato que escolhi seja mais honesto e mais ‘pé no chão’. Além disso é um projeto com pontos prioritários para a Universidade, inclusive com incentivos às militâncias LGBT e coletivos negros. A preocupação com as políticas estudantis e intenção de aumentá-las também são mais urgentes na minha opinião.
 
A previsão é de que um nome só seja defino após o segundo turno, já que dificilmente uma das quatro chapas terá 50% mais um dos votos. Em debates recentes, os candidatos se mostraram favoráveis à maioria das reivindicações, de alunos e técnicos, mostrando-se abertos ao diálogo. Eles saíram em defesa de melhorias em pontos como o trabalho terceirizado, classificado como ‘precarizado’, a internacionalização da Universidade, políticas de assistência e a realização de festas dentro dos campus.
 
Concorrem no pleito:

Chapa 1: Inova UFMT - prof. Dr. João Carlos de Souza Maia (Departamento de Solos e Engenharia Rural – Campus de Cuiabá) e profa. Dra. Maria de Souza Rodrigues (Departamento de Serviço Social – Campus de Cuiabá). 

Chapa 2: UFMT + 50 - prof. Dr. Paulo Teixeira de Sousa Júnior (Departamento de Química - Campus de Cuiabá) e prof. Dr. Sérgio Henrique Allemand Motta (Departamento de Saúde Coletiva – Campus de Cuiabá);

Chapa 3: Universidade Proativa - prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo (Departamento de Física – Campus Cuiabá) e profa. Dra. Marta Cristina Nogueira (Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Campus de Cuiabá); 

Chapa 4: UFMT: Diálogo e Ação - profa. Dra. Myrian Thereza de Moura Serra (Faculdade de Nutrição – Campus de Cuiabá) e prof. Dr. Evandro Aparecido Soares da Silva (Departamento de Engenharia Elétrica – Campus de Cuiabá);
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet