Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Cidades

INCONFORMIDADES CONTRATUAIS

Secid dá início a processo de quebra de contrato das trincheiras Verdão e Santa Rosa

16 Mai 2016 - 16:51

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Secid dá início a processo de quebra de contrato das trincheiras Verdão e Santa Rosa
Foi iniciado o processo de rescisão contratual com as empresas Camargo Campos e Métrica Construções, responsáveis pelas obras das trincheiras Santa Rosa e Verdão/Santa Isabel, respectivamente. O procedimento foi definido pelo secretário de Cidades de Mato Grosso, Eduardo Chiletto, devido ao descumprimento dos cronogramas e dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) assinados com o Tribunal de Contas do Estado. Além destes apontamentos,segundo o Governo, ainda há ainda irregularidades administrativas e jurídicas em ambos os contratos.


De acordo com a secretaria adjunta de Obras da Baixada Cuiabana, responsável pelas obras da Copa do Mundo, a empresa Camargo Campos conta atualmente com pendências em relação à garantia contratual, além de não contar com certidões de regularidade fiscal, tributária e trabalhista. As inconformidades interferem na realização dos pagamentos das medições ainda pendentes, como também no cumprimento adequado do TAG.

Leia mais:
Taques afirma a servidores que não é momento de greve e alerta que pagar RGA significa atrasar salários

"Antes de iniciarmos o processo de rescisão contratual foram feitas inúmeras reuniões com ambas empresas, além de notificações e aplicações de multas. A população não pode ser penalizada pela irresponsabilidade e falta de compromisso das construtoras. Foram firmados Termos de Ajustamento de Gestão, que definiram claramente as obrigações das partes integrantes. Como estes não estão sendo cumpridos, o Estado está tomando as medidas administrativas adequadas", reforçou Chiletto.

Em relação à Métrica Construções, responsável pela Trincheira Verdão/Santa Isabel, a empresa não conta com saldo financeiro para receber do Estado. Além disso, o cronograma em execução, e também repactuado pelo TAG, prevê a realização de reserviços na obra, ou seja, inconsistências que devem ser regularizadas pela empresa junto à obra já executada anteriormente. Tais ações não contabilizam valores a serem pagos pelo Estado em medições futuras. Outro apontamento feito pela equipe de fiscalização da Secid é o atraso no cumprimento dos prazos previstos no atual cronograma de obras.As trincheiras Santa Rosa e Verdão/Santa Isabel fazem parte do pacote de obras previsto para a Copa do Mundo de 2014. A atual gestão, que recebeu os contratos com inúmeras pendências e não finalizados, firmou 22 Termos de Ajustamento de Gestão com o TCE para a finalização adequada das respectivas obras. Do total de TAGs assinados, três já foram concluídos. São eles: retaludamento do Morro do Despraiado e as duplicações da Estrada da Guarita e Rodovia Mário Andreazza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet