Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Transporte coletivo

Com déficit, ônibus novos passarão a rodar apenas no final do mês

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Reclamações a má qualidade do serviço são recorrentes entre os usuários do transporte coletivo.

Reclamações a má qualidade do serviço são recorrentes entre os usuários do transporte coletivo.

Mesmo com déficit de 24 ônibus, do total de 53 com entrega prevista em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a Agência Reguladora de Serviços Coletivos (Arsec) avalia não punir as empresas de transporte coletivo responsáveis pelo descumprimento. O acordo previa o recebimento dos veículos em até 90 dias após o aumento da tarifa, de R$3,10 para R$3,60, prazo esgotado na terça-feira (30). Além disso, os 29 automóveis que já integram a frota só deverão começar a rodar no final deste mês.


Leia mais:
Mesmo sem melhorias no transporte, majoração na tarifa valerá a partir do dia 1º


Adquiridos para substituir veículos que não atendem mais à exigências previstas em lei, os ônibus, que pertencem a Pantanal Transporte e foram apresentados na segunda-feira (30), ainda precisam ser emplacados e passar por fiscalização. De acordo com a Arsec, os processos envolvem a atuação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran – MT), que entrou em greve na terça-feira (31), e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) respectivamente.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Daiane Renner explica que, como determinado por lei, 30 % dos funcionários do órgão mantém suas atividades. Ela lembra que servidores comissionados e terceirizados também continuam trabalhando, que todos os setores deveria estar em funcionamento, e que a paralisação não deveria interromper os serviços.

Com relação aos veículos que não foram entregues (11 da Integração e 13 da Norte-Sul) a Agência informou são que avaliados fatores que possam ter causado o atraso, e que os documentos dos automóveis já foram entregues à diretoria. Deste modo, problemas com as montadoras e distribuidoras poderão ser considerados para que a aplicação de penalidades seja evitada. No entanto, segundo o presidente da Arsec, Alexandre Bustamente, se for constatada má fé por parte das empresas de transporte, serão tomadas as providências devidas.

Leia mais:
Mauro Mendes assegura minuta de edital de licitação dos ônibus de Cuiabá, mas não garante ar condicionado

As substituições atendem a uma norma que prevê que a média da frota não pode ultrapassar os quatro anos e meio, e que o veículo mais velho não pode ter mais de 10 anos. Além disso, todos os coletivos seguirão uma lei federal de 2008 que determina a fabricação dos ônibus com todas as exigências de acessibilidade. As aquisições, segundo a Arsec, também não deverão incidir sobre o preço da passagem na Capital, uma das mais caras do país.

Na cidade, onde 369 coletivos atendem a mais de 300 mil usuários diariamente, sobram reclamações relativas à qualidade dos serviços oferecidos pelas prestadoras e o alto preço cobrado por elas. A ausência de cobradores, o estado de conservação dos ônibus, a insuficiência de linhas que atendam a todos os bairros e a falta de ar-condicionado são os problemas lembrados com maior facilidade quando se trata do assunto.

Em fevereiro, quando o aumento das passagens era debatido, o prefeito Mauro Mendes chegou a garantir a realização de uma licitação para a contratação de novas empresas, no entanto, o processo ainda não foi realizado.  “Quem ganhar vai firmar contrato de renovação da frota e de ampliação e restauração dos abrigos de ônibus”, disse à época.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet