Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Mesmo sem obrigatoriedade

Com ruas limpas e clima de tranquilidade, idosos reforçam cidadania e expressam vontade nas urnas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Com ruas limpas e clima de tranquilidade, idosos reforçam cidadania e expressam vontade nas urnas
A representativade dos idosos na eleição para prefeito em Cuiabá voltou a chamar a atenção nas votações do segundo turno, neste domingo (30), ocasião em que nem o sol forte ou o movimento intenso ofuscaram o brilho da cidadania. Na fila desde o início da manhã, dezenas deles inauguraram o processo de votação na Escola Estadual Antônio Pinho, no Baú, onde antecederam a chegada do candidato tucano Wilson Santos.


Leia mais:
Idosos superam doenças pelo voto, mas tropeçam nas dificuldades das escolhas; fotos

No Instituto Federal de Mato Grosso (IMFT), o movimento se intensificou no decorrer da manhã, onde chegavam acompanhados por familiares, maridos e esposas, sem abrir mão de exercer junto aos mais jovens seu direito de escolha. A legislação determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral,  o voto é facultativo para quem tem 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas.

Mesmo com a opção pelo não comparecimento, muitos sentiram a necessidade de participar da decisão pelo novo prefeito da Capital, disputa protagonizada por Emanuel Pinheiro (PMDB) e Wilson Santos (PSDB). É o caso da aposentada Clara de Oliveira Monteiro da Silva, que aos 73 anos repetiu a atitude do primeiro turno e se deslocou até a escola para votar.

No horário, considerado por ela como mais tranqüilo, o processo correu como deveria, sem imprevistos ou filas. Sem dizer em quem votou, ela ressaltou a importância do ato.  “Não sou mais obrigada mas eu gosto de poder, em toda eleição, exercer minha cidadania, mostrar minha vontade nas urnas. Cheguei aqui e não tinha fila nem nada, a urna funcionou certinho. Fui a segunda a votar e já estou indo embora”, afirmou.

Pela entrada da escola, livre de panfletos, sujeira ou material de campanha, dezenas de outros expuseram o mesmo posicionamento. Ali, o único imprevisto foi registrado por volta de 9h, quando um dos fiscais do Tribunal Regional Eleitoral solicitou que um motorista recolhesse a bandeira de um dos candidatos exposta no veículo, estacionado em frente ao Instituto.

Um levantamento feito com base nas Eleições de 2014 demonstrou um total de 142.822.046 eleitores no Brasil. Desse número, 480.044 têm 16 anos, 1.158.707 estão com 17 anos, 7.020.649 têm de 70 a 79 anos e 3.804.161 estão acima dos 79 anos. Os analfabetos são 7.389.545 milhões. Com isso, o número de eleitores cujos votos são facultativos chega a 19.853.106.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet