Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

79 unidades

Educação abre período de matrículas para novos alunos em Várzea Grande

Educação abre período de matrículas para novos alunos em Várzea Grande
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande abriu hoje, dia 3, a temporada de matrículas para a rede pública municipal para novos alunos. Estão sendo ofertadas 5.263 vagas da Educação Infantil, a alunos a partir de dois anos, até ao 9º ano do Ensino Fundamental. As matrículas poderão ser realizadas até o dia 13 deste mês (janeiro) nas 79 unidades da rede, tanto nos Centros de Educação Infantil (CMEIs) quanto nas Escolas de Educação Básica (EMEBs).


Conforme mapeamento realizado pela Gestão de Legislação e Normas da Secretaria de Educação, as creches estão ofertando 1.006 novas vagas, a pré-escola, 2.725, o que totaliza somente na Educação Infantil 3.731 vagas para alunos novos.

Para os anos iniciais, que englobam o 1º, o 2º, o 3º, o 4º e o 5º, são 1.255 vagas. Para os anos finais – do 6º ao 9º ano – são 277 vagas – o que no total geral do Ensino Fundamental são 1.532 vagas. Na somatória total, o ensino público municipal de Várzea Grande oferta para o ano letivo de 2017, 5.263 matrículas para alunos novos em toda a Rede de Ensino.

O secretário da Pasta, Sílvio Fidelis, explica que o volume de vagas é considerável, visto que todos os alunos que já pertencem à Rede estão com suas matrículas efetivadas, processo realizado em dezembro. “Redimensionamos nossa Rede para não apenas acomodar nossos alunos, mas para permitir que novos alunos possam ingressar na Rede municipal. Houve expansão da Rede Municipal, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. Por conta do melhoramento das estruturas das escolas os pais estão optando a matricular seus filhos na Rede Municipal e mais próximo de suas casas. Bairros que contém mais escolas passaram por um abairramento/redimensionamento e assim está sendo possível ampliar  a oferta de vagas. Algumas escolas estão concentrando o atendimento às crianças menores, outras às séries iniciais do Ensino Fundamental e outras às séries finais. Assim preenchemos vazios educacionais e democratizamos o ensino”, explica o secretário.

Leia Mais:
Homem é preso por matar "parceiro de sinuca" com tiro na cabeça após briga por dívida do jogo

Conforme assessoria, o secretário destacou ainda que durante todo o ano de 2016, oito escolas e uma creche foram reconstruídas e entregues às comunidades e que isso fez aumentar a demanda por vagas nessas unidades. “Sabemos que nem todos os pais irão ter sucesso na efetivação da matrícula de seus filhos nessas unidades, no entanto, orientamos que quem não conseguir, procure a Gestão de Legislação e Normas na sede da Secretaria Municipal. Ninguém vai ficar sem vaga, é competência do município garantir o acesso a educação básica e isso faremos. Como completa o secretário Sílvio Fidelis, é legítima a busca de vagas em escolas próximas às casas, por parte de cada família. “A entrega das novas escolas e o redimensionamento que fizemos, sem dúvida contribuiu para a expansão de vagas na Rede Municipal, mas essa ampliação nunca atenderá na mesma proporção as necessidades dos pais, infelizmente. Mas as vagas existem”.

Ao longo de 2016 foram reconstruídas e entregues as EMEBs, Benedita Bernardina no bairro Nova Ipê, Ary Leite de Campos no bairro Parque Mangabeiras, Aristides Pompeo de Campos no bairro Cidade de Deus, Faustino Antônio da Silva, no bairro Cohab João Baracat, Tenente Abílio da Silva Morais no bairro 15 de Maio, Lúcia Leite Rodrigues no bairro Novo Mato Grosso, Paulo Freire no bairro Jardim Glória II e a escola Irenice de Godoy no bairro Jardim Imperial, além da entrega do Centro Municipal de Educação Infantil, Izabel Pinto de  Campos. “Para este ano estão previstas a construção de 14 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs com investimentos da ordem de R$ 50 milhões entre recursos federais e municipal, além da implantação do projeto Escola em Tempo Ampliado o que totalizará 22 escolas da Rede com este projeto. A nossa meta é reduzir a evasão escolar e aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet