Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ônibus

Emanuel manda empresários apertarem os cintos e vai cobrar qualidade e eficiência sem aumentar tarifa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Emanuel manda empresários apertarem os cintos e vai cobrar qualidade e eficiência sem aumentar tarifa
Mesmo sob pressão dos empresários que operam o sistema, o prefeito em Emanuel Pinheiro (PMDB) fincou o pé e reiterou que não vai conceder reajuste na tarifa. Ele anunciou que somente após melhorar a qualidade do sistema é que a majoração da passagem volta à baila.  

 
“Os empresário também têm que dar a sua cota de contribuição. É hora de não sacrificar ainda mais o usuário; o micro e pequeno que paga a sua cota-parte, no vale transporte do trabalhador. Chega de falar em tarifa!”, sentenciou o chefe do Poder Executivo da Capital, durante entrevista, antes de se reunir com o secretariado, no Hotel Paiaguás, nesta terça-feira (14).

Leia Mais:
- Câmara de Cuiabá vai apoiar decisão de Emanuel Pinheiro de congelar tarifa de ônibus
 
- Arsec mostra que mais de 60% dos ônibus de Cuiabá está acima da média de idade que é de 4,5 anos

Emanuel está disposto a suportar a cobrança da classe empresarial, sem ceder. “É essencial que se cumpra o contrato. Que se discuta a qualidade do sistema. Depois, aí, sim, vamos debater tarifa. Neste ano, não tem aumento de tarifa. Tive audiência aos empresários da MTU e discutimos outras formas de manter o equilibro econômico-financeiro do sistema. Por exemplo, o pagamento em dia do passe livre; regular o sistema, entre o transporte convencional e ao alternativo. Fazendo o alternativo funcionar como alternativo,  e não um concorrendo com o outro”, sugeriu o prefeito.
 
Para embasar sua decisão em não permitir o reajuste da passagem, Emanuel garantiu que o município vai fazer sua parte com pagamento em dia em relação ao passe livre, regular o sistema, o que já esta sendo realizada pela Secretaria de Mobilidade, em relação às atividades dos transportes convencionais e os alternativos. Outro destaque é para o corredor exclusivo dos ônibus, que já foi implantado em Cuiabá e vem diminuindo em até 10% as viagens, por exemplo, do centro da cidade ate o Bairro do CPA, isso, conforme afirmou, causa uma economia no sistema.

“O prefeito como gestor e como responsável pelo equilíbrio do sistema financeiro pode agir e adotar mecanismos sem alterar a tarifa e mantendo a qualidade. Já comuniquei aos empresários que esse ano não tem aumento de tarifa. Os empresários já entenderam”, justificou Emanuel. 

Pinheiro disse ainda que seu compromisso é com o cidadão e deve defender os seus direitos. Antes de discutir o aumento da tarifa, ele frisou que as empresas devem cumprir os termos contratuais.  O prefeito alegou que a idade media da frota esta fora do contrato, à prestação de serviço esta em baixa qualidade, e a desorganização do sistema cria um ciclo vicioso de só aumento de tarifa sem melhorias no serviço.

“Qualidade e eficiência. Primeiro passo se cumprir o contrato, segundo passo investir na melhoria do serviço do sistema, terceiro, dai sim discutir tarifa para o final do ano”, complementou Emanuel.

Confira abaixo a íntegra da nota da MTU:

Em nota, a MTU informou que a direção das empresas vem conversando com o Poder Executivo em busca de encontrar, o mais rápido possível, alternativas que possam ajudar a manter o equilíbrio financeiro das empresas, que hoje operam com prejuízos.

Ressaltou ainda, que as opções, que vem sendo apresentadas, dependem de aprovação da Prefeitura de Cuiabá, que é o poder concedente, e não das empresas, que são as concessionárias.  
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet