Olhar Direto

Segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Notícias / Cidades

Menino de 2 anos tem pernas e todos os dedos das mãos amputados por causa da meningite

Da Redação - Patrícia Neves

24 Fev 2017 - 11:39

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Menino de 2 anos tem pernas e todos os dedos das mãos amputados por causa da meningite
Vítima de meningite bacteriana, o pequeno Fábio Henrique Santana, de 2 anos, sofreu a amputação dos dez dedos das mãos e das pernas em um período de 40 dias. A criança, que ficou internada em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC),  precisa de ajuda para aquisição de próteses, que lhe garantam mobilidade. 

Leia Mais:
Após vender casa e carro, pai briga na justiça para conseguir transplante que custa R$4 milhões para o filho

Fábio, que é morador do bairro Jardim Novo Paraíso, em Cuiabá, apresentou um quadro febril na data de 11 de janeiro deste ano. No dia seguinte foi levado por sua mãe, Angela Regina, para uma unidade de pronto-atendimento, mas voltou para casa com um diagnóstico de gripe. 

Sem apresentar melhoras,  e com ajuda de um amigo da família, o menino foi levado às pressas por sua família para a Policlínica do Verdão onde,  mediante a suspeita da doença, foi internado e transferido em estado gravíssimo ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Além da menigite, ele também apresentou quadro de pneumonia. 

"A situação era  muito dificil. Chegamos a ficar desacreditados, mas ele é um guerreiro. Reagiu ao tratamento, está lutando",desabafa a tia Franciane Santana, que trabalha como operadora de caixa em uma loja de shopping center e tem se desdobrado para ajudar cuidar dos outros quatro irmãos de Fábio, uma bebê de cinco meses, e outras crianças que possuem 10,12 e 7 anos.  Por causa da meningite, todos os pequeninos foram monitorados e não apresentam sinais da doença. 

Ao Olhar Direto, Franciane contou que o menininho - após 16 dias na UTI - apresentou melhoras e foi para enfermaria. Entretanto, suas pernas (do joelho para baixo) passaram a apresentar sinais de necrose em razão da ausência de circulação do sangue. Sem alternativa, os  médicos amputaram os membros inferiores do menino já que havia o risco de morte.

No entanto, na última semana a ponta do nariz do garotinho, assim como os dedos das mãos também passaram a indicar falta de circulação sanguínea. "Por sorte, no rosto, o fluxo se normalizou, mas nos dedos, não", relata. Então, ele foi submetido a cirurgia na terça-feira (21)  e permanece internado.

"Estamos nos desdobrando como podemos. Meu pai tem ajudado a cuidar das crianças e minha filha, que tem 11 anos, também tem ajudado. É uma situação muito dificil. A minha irmã (que é manicure)  tem um bebê, de cinco meses, que não vê a mãe desde janeiro. Ela não consegue deixar o Fábio, cuida dele o tempo todo", contou. Questionada sobre o pai das crianças, ela informou que ele está em Castelo dos Sonhos (Pará) onde trabalha como garimpeiro. 

Em meio a correria para ajudar a irmã, cuidar dos sobrinhos e trabalhar, Fran pondera que toda ajuda é bem vinda. "Precisamos de fraldas para os menores e de leite também. Também estamos vendo a questão das próteses que ele terá de usar". 

Quem puder ajudar deve entrar em contato por meio do telefone (65) 99315-7919, com Franciane.

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Elaine
    04 Mar 2017 às 08:46

    Poderia criar um grupo nas redes sociais pedindo ajuda de leite ,fraldas e financeiramente tbm. Muitas pessoas irao ajudar cada um dando o que pode ja e muito.que deus abencoe esse pequeno dando a cura e saudee

  • lucas
    28 Fev 2017 às 16:50

    Prezados, solicitaram doações mas não deixaram numero de conta... poderiam fazer uma campanha no site "Vakinhas"... acredito que a criança receberia muitas doações

  • regiane silva
    25 Fev 2017 às 00:19

    Meu filho teve a mesma doenca com quatro meses mais gracas a deus e as medica da policlinica do coxipo conseguiram diagnostica rapido a doenca hj ele tem tres anos e n teve nenhuma sequela deus o abencoe

  • Bianca Souza
    24 Fev 2017 às 23:54

    Filipi fica sim! ! Pai a mãe ou o responsável assinam um termo que solicita a autorização antes do procedimento.

  • Valdecarlos
    24 Fev 2017 às 21:16

    Lilian, tem um telefone no final da matéria que é da Fran, minha prima, e tia do Fábio e estou deixando o meu 992229364. Meu nome é Valdecarlos

  • Carlos
    24 Fev 2017 às 18:33

    Uma dúvida: o médico que deu o diagnóstico de gripe não devia ser responsabilizado pelo erro uma vez que o quadro da criança se agravou até chegar nessa lamentável situação ?

  • filipe
    24 Fev 2017 às 17:34

    Eu queria saber se quando cortam a perna a família fica ciente ??

  • Lilian
    24 Fev 2017 às 16:58

    Peço que entrem em contato comigo pra ajudar no q for preciso me mande uma conta ou me passar o endereço que eu vou até ai ajudar

  • CARLOS
    24 Fev 2017 às 11:53

    Deus abençõe a criança e tenha misericórdia.

Sitevip Internet