Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EXPERIÊNCIA

José Adolpho ampliou espaço no staff de Pedro Taques com projeto embrionário da Caravana da Transformação

Foto: GCOM-MT

José Adolpho ampliou espaço no staff de Pedro Taques com projeto embrionário da Caravana da Transformação
O atual carro-chefe do governo de Mato Grosso no atendimento conjuntural aos municípios é a Caravana da Transformação. E uma das principais indagações dentro e fora do governo era como nasceu e quem projetou-a. A reportagem do Olhar Direto foi buscar a resposta direto na fonte, onde o embrião deu os primeiros passos, no segundo semestre de 2015. A experiência é tão boa que está sendo “exportada”, já que técnicos de outros estados vêm conhecer de perto o que está sendo feito por aqui.


Leia também:
Batismo de fogo para José Adolpho na chefia da Casa Civil é votação da RGA na Assembleia Legislativa
 
Então adjunto da pasta, o secretário José Adolpho Avelino Vieira, chefe da Casa Civil, fez a primeira prospecção, em de setembro de 2015, durante visita ao governo de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS).  “É uma boa iniciativa. Tanto que é uma experiência que está sendo ‘exportada’. Em 2015, fomos conhecer o projeto em Mato Grosso do Sul, pois governador Reynaldo Azambuja [PSDB] que é muito amigo do nosso governador. Em Mato Grosso do Sul, [o projeto] se chama Caravana da Saúde. Em Mato Grosso, nós ampliamos o leque”, afirmou ele.
 
José Adolpho cita que, em Mato Grosso do Sul, existe uma contrapartida no financiamento das cirurgias. Já Mato Grosso conseguiu fazer a cirurgias oftálmicas pelo mesmo preço do Sistema Único de Saúde (SUS). “Em cada operação na caravana nós pagamos tabela SUS: R$ 647 pela cirurgia oftálmica. Na iniciativa privada, custa o custo mínimo R$ 6 mil. Estamos trazendo a visão e a luz a pessoas que estavam há anos ou décadas sem enxergar. É m projeto belíssimo”, observou ele.
 
“Fui em Campo Grande, em setembro de 2015.  E, em outubro de 2015, fomos conhecer o funcionamento  técnico e o seu financiamento”, ponderou, citando que chegou ainda os pareceres do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Mato Grosso do Sul. “Mato Grosso passou a aperfeiçoá-lo. Taques teve  a brilhante ideia de deixar o secretário José Arlindo como coordenador da Caravana da Cidadania. E a Caravana é a ‘cara’ do governador Pedro Taques”, observou o chefe da Casa Civil.
 
“Em Mato Grosso, temos a Caravana da Transformação e, em Mato Grosso do Sul, é a Caravana da Saúde e abrange menos serviços”, argumentou o ele. “Hoje temos diversos parceiros na Caravana, como o Tribunal de Justiça de Mato Grosso; e algumas entidades da sociedade civil estão ajudando e participando”, afirmou José Adolpho. Ele considera uma vitória pessoal do governador Pedro Taques a conquista de mais de  300  voluntários por edição da Caravana da Transformação.
 
“É um projeto magnífico e de alcance social fantástico. Somente quem não conhece pode criticar. Realizamos mais de 16 mil cirurgias ofalmologicas”, disse ele. “Temos 40 mil atendimentos diversos, em média, por caravana. São milhares de pessoas que têm a oportunidade de contar com o governo. O governador leva o governo do Estado para a região, por uma semana”, sintetizou José Adolpho Vieira.
 
A próxima edição da Caravana da Transforamção acontece em Alta Floresta – 810 quilômetros ao norte de Cuiabá. Começa nesta terça-feira (6) e vai até o sábado da próxima semana (dia 16).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet