Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SINDICALISMO DE RESULTADO

Central dos Sindicatos monta estratégia para atrair filiados; mulher deve presidir em MT

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

CSB possui forte influência no Fórum Sindical de Mato Grosso

CSB possui forte influência no Fórum Sindical de Mato Grosso

Considerada emergente no movimento sindical, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) fincou raízes em Mato Grosso e se articula para ser a maior do Estado – atualmente só está atrás da Força Sindical, em número de entidades filiadas. A projeção é de superar 70 sindicatos filiados, até 2018, o que faria com que superasse até mesmo a Força Sindical. Até a década passada, a maior era a Central Única dos Trabalhadores (CUT), fortemente atrelada ao PT e aos sindicatos de servidores.

 
“Temos que discutir a situação atual do trabalhador e  projetar a realidade para o futuro”, avaliou  o presidente nacional da CSB, Antônio Fernandes  dos Santos Neto, durante abertura do Congresso Estadual, no Hotel De Ville, em Cuiabá. O evento acontece até a próxima sexta-feira, quando será eleita a próxima diretoria da CSB de Mato Grosso, tendo Dianyeire Dias de Souza como única candidata à presidência até o momento.

Leia Mais:
- Governo Taques anuncia acordo com Fórum Sindical com proposta “meio termo” para RGA
 
- “É melhor comer canjica do que dormir com fome”, ensina Jaime Campos ao pedir que Fórum Sindical aceite RGA parcelado

Dianyeire Dias é presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Agrícola de Mato Grosso e ganhou espaço com sua participação no Fórum Sindical e, principalmente, nas negociações com o governo sobre a Revisão Geral Anual (RGA).
 
Fernandes Neto comemorou efusivamente, em almoço com a imprensa, a aprovação do relatório do senador gaúcho Paulo Paim (PT), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, numa reviravolta que surpreendeu os governistas. Por 10 votos contrários e 9 favoráveis, o relatório ao projeto da reforma trabalhista (PLC 38/2017), aprovado pela Câmara dos Deputados, caiu na CAS do Senado, após voto em separado do senador Paulo Paim.
 
Durante o Congresso Estadual da CSB, estão sendo debatidos  o atual cenário político e econômico do País, com destaque para o momento de luta da classe trabalhadora contra a retirada de direitos, sobretudo contra as reformas da Previdência e trabalhista.
 
Estão participando do Congresso Estadual da Central dos  Sindicatos Brasileiros, entre outros, dirigentes de entidades sindicais de Mato Grosso filiadas à Central dos Sindicatos Brasileiros, trabalhadores da luta sindical e convidados.
 
Os assuntos estão sendo debatidos pelos congressistas da CSB sob três eixos temáticos: independência, desenvolvimento e justiça social. E também sobre  o atual contexto político-econômico do Brasil, sindicalismo e a realidade dos profissionais brasileiros.
 
Ao longo do Congresso, professores, juristas, consultores técnicos do DIEESE e economistas ainda dissertarão sobre a “História do Movimento Progressista Brasileiro”, a “Reforma da Previdência e suas consequências”, os “Impactos da Reforma Trabalhista”, a “Liderança Sindical e seus Desafios”, o “Assédio Moral no Trabalho” e as “Noções de Administração Sindical”.
 
Pautados nos princípios do trabalhismo e da unicidade sindical, os Congressos Estaduais da CSB pretendem reunir dirigentes para discutir também temas fundamentais para a realidade de cada Estado. Todas as informações sobre o Congresso Estadual do Mato Grosso, bem como a programação completa, estão no site oficial www.csb.org.br/mt/
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet