Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RISCO PARA SAÚDE

Com milhares de cães e gatos “sem dono”, Cuiabá vai ter Dia Municipal da Defesa Animal

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Com milhares de cães e gatos “sem dono”, Cuiabá vai ter Dia Municipal da Defesa Animal
Responsáveis pela transmissão de inúmeras enfermidades, desde simples alergias até algumas consideradas graves, como a leishmaniose (doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados, os animais de rua estão fora de controle em Cuiabá. E algumas propostas começaram a ser discutidas, na Câmara de Cuiabá, para redução dos animais e, por conseqüência, do risco de doenças transmissíveis.  

 
E uma delas é a existência de um dia para fazer os humanos pensarem nos animais, se conscientizarem sobre o abandono e maus-tratos que os animais sofrem, bem como da importância de sua preservação para o bem da natureza. Com estas justificativas, o vereador Dilemário Alencar (Pros), primeiro secretário da Câmara de Cuiabá, apresentou projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Cuiabá, o dia 10 de dezembro, para ser o Dia Municipal da Defesa Animal.

Leia Mais:
- Homem é picado por cobra jararaca em residência de Sorriso; animal foi capturado
 
- Cadela some em Várzea Grande e família oferece recompensa de R$ 200 por resgate de animal

“Praticamente todos os dias, são veiculadas notícias nos meios de comunicação ou nas redes sociais mostrando o abandono e  maus-tratos em que muitos animais vêm sendo submetidos. Lamentavelmente, em Cuiabá dados apontam que existem mais de 11 mil cães e gatos abandonados. É preciso mudar este triste quadro”, observou o parlamentar do Pros.
 
“A ideia do projeto é de criar uma lei que obrigue o poder público a realizar ao menos uma vez por ano, no ambiente escolar, nos bairros, praças e outros espaços públicos, a promoção de ações educativas visando despertar na população a importância sobre a guarda responsável dos animais”, explicou Dilemário.
 
Defensor atuante da causa animal em Cuiabá, Dilemário acredita que o projeto sendo aprovado pelos vereadores, se constituirá em uma forma de buscar contribuir com a conscientização das pessoas e do poder público sobre as questões pertinentes à ética, ao meio ambiente e ao bem estar dos animais, visando criar no município, um ambiente de respeito com os nossos animais.
 
“Praticamente em cada lar cuiabano existe um animal de estimação. Podemos dizer que estas amáveis criaturas já são consideradas por muitos como um membro da família. Portanto, é importante termos em nossa cidade um dia alusivo à causa da defesa animal, pois será uma data para buscar a reflexão de que todos os dias do ano devemos proteger os animai", justificou o primeiro secretário da Câmara de Cuiabá.

"Queremos também despertar no poder público a necessidade de fazer parcerias com as entidades organizadas que cuidam de milhares de animais resgatados do abondono e da crueldade”, pontuou Alencar.
 
O projeto de Lei apresentado por Dilmário Alencar começou a tramitar nas comissões permanentes da Câmara Municipal para receber pareceres e, em seguida, ser votado no plenário das deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral. Caso seja aprovado, o projeto para virar lei, precisa ser sancionado – ou vetado – pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet