Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

TIROU SELFIE

Líder de organização criminosa publicava fotos no Facebook de dentro de presídio

Foto: Reprodução

Líder de organização criminosa publicava fotos no Facebook de dentro de presídio
Um dos líderes da organização responsável por 60% das ocorrências de roubos de veículos, nos últimos três meses nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, o preso Luciano Mariano da Silva, conhecido como “Marreta”, postava em sua página do Facebook diversas fotos tiradas dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE).


Leia mais:
Líderes de organização criminosa que operava de dentro de presídio devem ser transferidos

Nas fotos, Luciano sorri e faz diversas poses em frente às celas no presídio. De dentro do PCE, ele era um dos que comandava a organização criminosa que foi desarticulada pela Operação “Ares Vermelho”, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (17). Foram cumpridos 45 mandados de prisão e feitas seis prisões em flagrante.

O delegado adjunto da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERRFVA), Marcelo Torhacs, afirmou que estão sendo feitas ações para inibir o uso de celulares por presos.

“Nós sabemos que a Sejudh [Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos], que é a secretaria responsável pelas unidades prisionais, tem procurado combater, dentro da estrutura que possui, fazendo buscas constantes,ou seja, aumentando a sua capacidade fiscalizatória. Mas não há ainda aparelhos instalados”, disse Torhacs.

O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, afirmou que já foi adquirido um equipamento que será responsável por fazer o bloqueio de celulares em um dos presídios de Mato Grosso. Segundo Jarbas, o equipamento deve começar a funcionar ainda este ano.

“Semanalmente centenas de aparelhos celulares são apreendidos dentro das unidades prisionais. A Sejudh adquiriu um equipamento, agora recentemente, com recursos oriundos do Ministério da Justiça, que faz o bloqueio de celulares dentro das unidades. Está sendo feito um estudo para decidir a unidade para onde vai este equipamento, que é um equipamento móvel, não é fixo, não é a instalação de uma antena, é um equipamento diferenciado. Ele vai ser testado agora no Estado em algumas unidades. Então há essa preocupação do Governo do Estado em inibir isso, tanto é que foi comprado este equipamento”.

Operação “Ares Vermelhos”

A Polícia Judiciária Civil deflagrou nesta quinta-feira (17) a operação 'Ares Vermelho', que desarticulou uma organização criminosa responsável por roubos de carros. Foram cumpridos 51 mandados de prisão preventiva, 12 conduções coercitivas e 62 buscas e apreensão domiciliar, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.

A operação é fruto de três meses de investigações que levaram a descoberta de uma rede criminosa liderada por membros de uma facção, que agem de dentro de presídios de Mato Grosso, e mantêm alianças com facções dos Estados de Rondônia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Os crimes eram liderados por quatro principais membros da organização criminosa, que estão presos em unidades prisionais de Mato Grosso. Eles encomendavam veículos para comparsas do lado de fora, que agiam como verdadeiros “soldados do crime”, executando os roubos conforme a necessidade (modelo e cor) da organização. Assim, usando carros clonados promoviam rondas pela cidade, em grupos de três a quatro pessoas, objetivando encontrar vítimas com veículos, de acordo com as características repassadas pelos líderes. Caso encontrassem a pessoa desatenta, embarcando ou desembarcando de seu veículo, rapidamente entravam em contato com seus “superiores” e mencionavam o que tinham à disposição. Se o comando criminoso se interessasse pelo veículo, promoviam o roubo.

A Polícia Judiciária Civil estima que o grupo criminoso tenha sido responsável por 60% dos roubos e furtos de veículos automotores ocorridos nos três meses da apuração. No período da operação “Ares Vermelho” foram contabilizados 682 roubos e furtos de veículos (410 roubados e 272 furtados), sendo atribuído a organização 409 veículos roubados ou furtados na região metropolitana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet