Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

QUE CRISE?

Taques não cita crise na SESP e afirma que parceria com comunidade contribui para reduzir criminalidade

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Taques não cita crise na SESP e afirma que parceria com comunidade contribui para reduzir criminalidade
No momento da maior crise institucional da história recente da segurança pública de Mato Grosso, o governador José Pedro Taques (PSDB) trata como imprescindível as parcerias com as organizações sociais e bases populares no combate à criminalidade.  Ele reforçou sua tese durante reunião com os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) do Vale do Arinos, em Juína, projetando o auxílio das comunidades como crucial para o processo de construção de um novo sistema de segurança pública.

 
Pedro lembrou que regulamentou os Consegs com o decreto n 1.030, de 31 de maio de 2017, de forma a servir para fortalecer a parceria entre as forças de segurança e a comunidade, além de tratar das reivindicações  regionalizadas. Ele observou que isso tem contribuído com a redução dos índices de violência, em Mato Grosso.

Leia mais:
- Taques defende Jarbas, chama decisão de Perri de “esdrúxula” e promete acionar magistrado
 
- Gustavo Garcia assume Secretaria de Segurança Pública após afastamento de Rogers Jarbas

Em nenhum momento, o governador citou o afastamento do secretário Rogers Jarbas, de Segurança Pública, por determinação do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, optando por apontar ser de extrema importância o encontro com a comunidade local e região, pontuando os vários conselhos de segurança já constituídos.
 
“Integração não é somente entre as intuições de segurança pública, mas com toda a comunidade. Temos que unir esforços para conseguir levar uma sensação maior de segurança a todos. As ações qualificadas de segurança pública contam com efetiva participação dos conselhos de segurança”, argumentou o chefe do Poder Executivo.
 
Pedro Taques ponderou que, mesmo com críticas e elogios, os Consegs demonstram o quanto o diálogo integrado está fortalecido, nas diferentes regiões de Mato Grosso. Ele citou também que sua gestão investiu em Segurança Pública, ampliando o número de policiais nas ruas, viaturas e garantindo segurança em todos os municípios.
 
“São momentos como este que ouvimos onde acertamos e onde precisamos melhorar. Trabalhamos em três eixos: a integração, interiorização e inteligência, que demonstram a importância dos investimentos em nossa gestão”, avaliou ele. “Hoje, o efetivo é de 15 mil profissionais e 1.120 viaturas. Foram convocados 450 soldados do Corpo de Bombeiros e, desde 2016, o investimento na Inteligência passou para R$ 13 milhões”, sintetizou o governador.
 
Reivindicações
 
Um projeto de videomonitoramento nas principais ruas e avenidas da cidade foi apresentado pelo presidente do Conseg de Juína, Natalino Lopes dos Santos. “Essa ferramenta proporcionará mais eficácia e rapidez no trabalho de segurança, pois inibirá a criminalidade e auxiliará o policiamento na hora de detectar delitos e infrações de trânsito”, cobrou Natalino Lopes.
 
Outra solicitação foi do presidente do Conseg de Juara, Aparecido Cardoso, que destacou a necessidade de um centro de ressocialização para menores infratores, devido inúmeras ocorrências de homicídio na cidade com envolvimento de jovens. “Juara e região precisam com urgência de um centro socioeducativo para menores infratores”.  
 
Regularização fundiária também foi assunto na reunião, destacada pelo presidente do Intermat, Cândido Teles, que frisou a entrega de 49 títulos em Juína, no setor L.  Acrescentou também que na próxima semana começa o trabalho de vistoria em todo município.
 
”Regularizar a situação dos lotes no município também é questão de segurança. Não vamos permitir especulação imobiliária. Quem não estiver dentro do seu lote, a propriedade será levada a leilão. Em Juína, estamos trabalhando em conjunto com os cartórios, analisando todos os documentos”, garantiu Cândido.      
 
Taques prometeu empenho referente às demandas apresentadas, contudo, cobrou a contrapartida do município e também o envolvimento da comunidade. Aproveitou a presença dos deputados na reunião, sugerindo que todos abracem a causa destinando emendas parlamentares.
 
O governador ressaltou que o Estado, sozinho, não reúne condições para viabilizar os projetos diante da crise financeira que o país atravessa com reflexos diretos na economia do Estado.
 
O comandante-geral da Policia Militar, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, observou que o objetivo da reunião foi alcançado. “Vamos buscar respostas aos problemas das questões da segurança pública. Vamos debater as parcerias e integração entre as forças de segurança, junto com os conselhos dentro da comunidade”, avaliou Vieira Cunha.
 
“Temos estatísticas que mostram os números da diminuição ou aumento da violência, mas não temos uma que mostra a prevenção. Enquanto pudermos retirar uma criança, um adolescente da criminalidade, ou mesmo evitar um crime, serão conquistas para sociedade”, justificou o comandante geral da PM.
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet