Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

troca no staff

Gustavo de Oliveira deve deixar o governo ainda este ano

18 Dez 2017 - 18:46

Da Redação - Lucas Bólico e Ronaldo Pacheco

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Gustavo de Oliveira deve deixar o governo ainda este ano
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, deve deixar o governo ainda em dezembro de 2017, no mais tardar em janeiro de 2018. A decisão, segundo bastidores do Paiaguás, é de caráter pessoal e já teria sido comunicada governador Pedro Taques (PSDB) e aos servidores mais próximos da pasta. 


Leia também:
Taques incentiva secretários a serem candidatos e vai substituí-los com indicações políticas

O desligamento de Gustavo não guarda relação com a disputa eleitoral de 2018. Ele, aliás, deixa a Secretaria de Fazenda meses antes da data limite para poder concorrer no pleito.

Outra possível mudança seria na Secretaria de Planejamento, comandada por Guilherme Muller. Pelo perfil, ele é lembrado para ocupar a Fazenda, mas cogita-se que saia da gestão Pedro Taques para atuar na iniciativa privada. 

Gustavo Oliveira está na gestão desde o início e, segundo pessoas próximas, entende que já deu sua colaboração com o governo. Ele atuou na equipe de transição, foi secretário do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), comandou a Seplan e em dezembro de 2016 assumiu o comando da Secretaria de Fazenda. 

Natural do Rio de Janeiro (RJ), é graduado em Engenharia Civil com especializações em Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  (PUC/RJ),  Administração de Empresas pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), e Fusões e Aquisições de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (Insper/SP).

Gustavo deve voltar a atuar mais diretamente na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), onde é diretor desde 2006, foi primeiro vice-presidente e presidiu o Conselho Econômico e Tributário da Fiemt, de 2007 a 2014, e o Sindicato das Indústrias de Calcário do Estado. 

Empresário do setor de mineração e transporte, Oliveira é conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), representando as Atividades Industriais em Mato Grosso; e do Banco de Desenvolvimento MT Fomento. Também é membro do Conselho Consultivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC).

Candidaturas
 
Pelo menos nove assessores do primeiro escalão do governo, de forma explícita ou tácita, demonstram disposição em colocar seus nomes para apreciação do eleitorado de Mato Grosso, para cargos proporconais. “Quem será candidato? Não sei. Mas tem que ser candidato, porque a democracia exige candidatos novos. E as pessoas que desejarem, têm que se candidatar. Vamos respeitar o prazo legal”, ponderou Taques.
 
Quem sair, será substituído por nomes indicados pelo futuro arco de alianças de Taques. “Os critérios para substituição ainda vamos debater com o nosso campo político. Mas, por favor, calma! Cada dia com a sua agonia”, encerrou Taques.
 
São dados como certos para disputar votos, em 2018, os secretários de Estado das Cidades, deputado Wilson Santos (PSDB); da Casa Civil, deputado Max Russi – vai trocar o PSB pelo DEM; da Educação, Marco Aurélio Marrafon (PSDB); de Infraestrutura, Marcelo Duarte Monteiro (PSD); de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista Fernandes (PSB), e o presidente do Insituto de Terras do Estado (Intermat), Cândido Teles.
 
Com menor intensidade, outros são especulados nos bastidores do  Palácio Paiaguás e do Edifício Dante Martins de Oliviera: os secretários de Estado da Ciência e Tecnologia, ex-vereador Domingos Sávio; de Estado de Comunicação, jornalisa Kleber Lima; de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone Júnior; e adjuntos da Casa Civil, Paolla Reis e Carlos Brito de Lima; e adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Souza Júnior.
 
Existem outros nomes citados, internamente, mas sem ressonância nem mesmo nos órgãos aos quais pertencem. Pedro Taques disse que na democracia ninguém pode "passar vontade" de sair candidato.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet