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Sexta-feira, 26 de abril de 2024

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Delegado acredita que é inconcebível que VG ainda não tenha radares: “Verdadeiras pistas de corrida”

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Delegado acredita que é inconcebível que VG ainda não tenha radares: “Verdadeiras pistas de corrida”
O delegado Christian Cabral, titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), disse – em entrevista ao Olhar Direto – que é inconcebível que a cidade de Várzea Grande ainda não tenha radares para auxiliar no trânsito: “Avenidas viram verdadeiras pistas de corridas durante a madrugada”. Além disto, ele comentou que o ideal seria que cada semáforo tivesse controle de velocidade e de avanço.


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“Tivemos a Isaac Póvoas que era uma via com muitos acidentes graves, hoje com os radares praticamente zerou. A avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça) é outro exemplo, assim como a Miguel Sutil. Onde foi colocado, nós registramos que houve uma melhoria significativa. O ideal é que tenhamos todos os semáforos com controle de velocidade e avanço de sinal”, comentou o delegado.
 
Além disto, Christian acrescenta que “precisamos que Várzea Grande também entre nesta era. É inconcebível que, com quase 20 anos do Código de Trânsito, Várzea Grande não tenha fiscalização eletrônica. Temos a Estrada da Guarita e a Mário Andreazza que são muito perigosas e viram verdadeiras pistas de corrida durante as madrugadas. Quando acontece acidente, são de proporção de rodovia, gravíssimos”.
 
A Mário Andreazza é uma das ‘campeãs’ no quesito acidentes de grandes proporções. No início da tarde do dia 23 de agosto, William seguia pela avenida em uma Titan preta, indo no sentido a Várzea Grande, quando o Etios, que seguia na pista de sentido oposto em alta velocidade, indo para Cuiabá, atingiu a Yamaha prata, que vinha no mesmo sentido, atravessou o canteiro central e ainda colidiu contra a vítima.
 
Dois motociclistas foram atingidos e caíram de suas motos. William morreu ainda no local do acidente. Ele faria 31 anos dois dias depois do ocorrido. Com a violência do impacto, o corpo foi jogado a 20 metros da moto e um braço dele foi arrancado. O outro motociclista foi encaminhado em estado grave ao Pronto Socorro de Várzea Grande. O motorista do Etios disse que sentia dores e também foi levado ao hospital.
 
Em 12 de outubro, um homem de 20 anos, identificado como Eduardo Antônio da Paixão, e outro de 22, identificada como Marcos Vinícios Dollabella, ficaram feridos após colidirem um Gol preto contra um poste na mesma avenida.
 
Em agosto, a reportagem conversou com moradores da região, que relatam que a Rodovia acabou virando uma pista de corrida, já que não há quebra-molas para diminuir a velocidade dos veículos nem ao menos iluminação pública que facilita a percepção de pessoas que atravessam a via para pegar o transporte público.
 
Na rodovia só há um contorno que fica distante dos condomínios e para facilitar o trajeto alguns motociclistas acabam não indo até o contorno e sobem o canteiro da pista. De acordo com informações, é a grama do canteiro acabou morrendo por conta disto. 
 
O síndico do condomínio Esmeralda Antônio Cesar contou que as pessoas estão correndo risco todos os dias ao atravessar a Rodovia. “Há cerca de 30 dias foi implantado quebra-molas na Estrada da Guarita, porém na região dos condomínios onde circulam cerca de três mil pessoas  e elas estão correm riscos todos os dias”, explica o sindico.
 
Apontada como uma das principais obras da Copa do Pantanal Fifa 2014, a duplicação e revitalização da Rodovia Mário Andreazza (antigo Contorno Norte), em Várzea Grande foi inaugurada em Novembro de 2015. No mesmo período Lucimar Sacre cobrou a implantação de iluminação pública e uma ciclovia. O período estabelecido para que ambos serviços fossem entregues foi em Março de 2016. “É de suma importância que a iluminação seja tratada de forma prioritária, tal qual a ciclovia”, disse a prefeita várzea-grandense.

Na época uma carta consulta no valor de R$ 20 milhões estaria sob análise da Caixa Econômica Federal.
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