Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Política MT

QUADRO EMERGENTE

Nilson Leitão é primeiro mato-grossense a assumir a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados

Foto: Reprodução

Nilson Leitão é primeiro mato-grossense a assumir a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados
Considerado um dos emergentes no Congresso Nacional, o deputado federal mato-grossense Nilson Leitão é o novo líder do PSDB na Câmara Federal, desde a tarde desta quinta-feira (1). Ele é o primeiro deputado de Mato Grosso a ocupar o cargo, que já teve três vice-líderes quando a bancada tucana era bem maior: Roberto França, Ricarte de Freitas e Wilson Santos.

 
Nilson Leitão está no segundo mandato na Câmara Federal e vem num processo de crescimento, tendo sido eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em 2017. O líder do PSDB na Câmara era o deputado paulista Ricardo Trípoli, que deixou o posto.
 
Leia mais:
- Presidente do PSDB assegura permanência de Taques no partido e candidatura de Leitão ao Senado

Num momento de incertezas por conta da pauta de votações, ele assume o posto às vésperas do início do ano legislativo. Na próxima segunda-feira (5) haverá uma sessão solene de abertura dos trabalhos,  no Congresso.
 
Pré candidato ao Senado, nesta quinta-feira, Nilson Leitão cumpriu agenda em Rondonópolis, Sudeste de Mato Grosso, em encontros com líderes locais e entrevistas a veículos de comunicação. Rondonópolis é maior cidade da região Sul e terceira de Mato grosso, com mais de 200 mil habitantes. 
 
Para chegar ao posto, ele foi aclamado pela bancada no final de 2017.  Nilson Leitão foi vereador, deputado estadual e duas vezes prefeito de Sinop, entre 2001 e 2008.  Agora passa a coordenar a quarta maior bancada da Câmara, com 46 parlamentares.
 
Leitão consolidou sua vida pública em defesa do desenvolvimento sustentável da agropecuária e na redução de conflitos no campo. Eleito deputado federal em 2011, sempre esteve envolvido nos grandes debates, especialmente sobre o que chama de “ecologicamente correto e economicamente viável”, tendo ainda participação destacada no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no ano passado.
 
Liderou a oposição na Câmara em 2013 e exerceu a função de 1º vice-líder da bancada do PSDB em 2015. É filiado ao partido desde 1992. Além disso, foi presidente do PSDB de Mato Grosso por seis anos, passando o comando da Executiva Regional  para o ex-vereador Paulo Borges Júnior.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet