Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

REINADO DE MOMO INSEGURO

Prefeitura restringe operação de segurança ao Carnaval da Orla e exclui bairros

07 Fev 2018 - 15:03

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco e Isabella Mercuri

Foto: Arquivo/ Sicom-Cuiabá

Carnaval da Orla do Porto em 2017

Carnaval da Orla do Porto em 2017

Quem decidir brincar o carnaval fora de ambientes privados ou da Orla do Porto não possui segurança garantida pela Prefeitura de Cuiabá nem Polícia Militar de Mato Grosso ou Corpo de Bombeiros Militar. Em tempos de arrocho fiscal, a municipalidade tomou a decisão salomônica de comprimir todo investimento, inclusive em segurança pública, em cinco dias de folia, na Orla do Porto.  

 
O patrocinador privado impôs e a prefeitura aceitou concentrar tudo na orla. “A iniciativa privada é assim. Não é o [secretário] Junior nem o prefeito [Emanuel Pinheiro] que define onde a iniciativa privada vai investir. Os projetos são apresentados para a iniciativa privada aprovar”, argumentou o secretário Valdir Leite Cardoso – o Júnior Leite, da Secretaria Cuiabá 300 Anos.
 
Leia mais:
- Blocos de Rua de Cuiabá realizam mais um ‘esquenta’ nesta quarta no largo da Praça da Mandioca

- Idosa nega estar ao celular em atropelamento de pastor na Miguel Sutil e responderá por homicídio culposo

A concentração na Orla do Porto é uma decisão da prefeitura com os seus parceiros privados, tendo a Skol (Ambev) como carro-chefe. “O carnaval descentralizado não será realizado pela Prefeitura de Cuiabá. E qualquer incidente que possivelmente ocorrer, então, a responsabilidade não é da Prefeitura de Cuiabá”, observou Junior Leite, para a reportagem do Olhar Direto.
 
O secretário municipal da Ordem Pública, coronel Leovaldo Salles, explicou que não existe efetivo para atuar em todas as regiões da Capital. Ele conta com apenas 80 homens. A reportagem do Olhar Direto apurou que estão previstos carnavais populares no Pedra 90 e Parque Cuiabá (Grande Coxipó), na região Sul de Cuiabá; além da Praça Cultural do CPA-II (Grande Morada da Serra), região Norte.
 
O comandante do Batalhão Queiroz da Polícia Militar de Mato Grosso, tenente-coronel Luiz Fábio Bastos, explicou que a corporação considera melhor concentrar os esforços num único local. “Em dias de show nacional, teremos contingente de 180 homens na Orla do Porto. Nos demais dias, efetivo de 150 policiais militares.  Também teremos torres de observação, que é novidade, pois o policial fica posicionado acima do nível do público”, citou tenente-coronel Bastos.
 
A Polícia Militar de Mato Grosso terá policiais também com suas unidades especializadas: duas equipes da Ronda Tática (Rotam), duas equipes da Cavalaria, Batalhão de Trânsito para atuar em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), além do Bope em prontidão permanente.
 
Na Praça da Mandioca e nos bairros, a Polícia Militar fará apenas a tradicional ronda, com as viaturas disponíveis. Em carnavais descentralizados, nos últimos anos, mesmo com policiamento ostensivo, houve confrontos de gangues rivais de bairros.
 
Júnior Leite crê que a Prefeitura de Cuiabá agiu corretamente, já que considera a Orla do Porto um case de sucesso, no que tange à atração e concentração do público. “A expectativa de público passa de 200 mil pessoas durante os cinco dias. Isso porque cuiabano escolheu a Orla do Porto para passar momentos de descontração, com segurança e de forma barata. Em 2017, o carnaval passou de 150 mil pessoas [em cinco dias]. No aniversário de Cuiabá [abril de 2017] reuniu mais de 60 mil pessoas. E, mais de 80 mil pessoas no réveillon [de 2017 para 2018]”, complementou Júnior Leite.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet