Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ULTIMA OITIVA

Responsável por gravação diz que não era para Emanuel ser filmado recebendo dinheiro e "inocenta" prefeito

07 Mar 2018 - 10:05

Da Redação - Érika Oliveira / Da Reportagem Local - Carlos Dorileo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Responsável por gravação diz que não era para Emanuel ser filmado recebendo dinheiro e
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga uma suposta quebra de decoro do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a chamada ‘CPI do Paletó’, irá ouvir nesta quarta-feira (07) o servidor da Assembleia Legislativa, Valdecir Cardoso, responsável por instalar a câmera que filmou Pinheiro recebendo dinheiro de suposta propina de Silvio César Corrêa, ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa. Valdecir Cardoso de Almeida, que faltou à oitiva para a qual foi convocado, chegou a protocolar um documento em cartório garantindo que o dinheiro recebido pelo prefeito não era de propina.


Leia mais:
- Todos os deputados sabiam que dinheiro era de propina, garante ex-braço direito de Silval; veja como foi

- Com prazo se esgotando, vereadores irão analisar possíveis novas oitivas em CPI

“Fiz a declaração por entender que era errado. Eu era chefe da porta do gabinete e eu que autorizava quem entrava”, disse Valdecir. “Quase todo dia recebia ligação do Popo cobrando pesquisa do Silvio”, completou, reforçando que o dinheiro pago a Emanuel não seria propina, mas pagamento de pesquisas eleitorais feitas pelo irmão do prefeito, Marco Polo Pinheiro, o Popo.

Conforme relatou Silvio César, em seu acordo de colaboração premiada, Valdecir Cardoso teria sido responsável por instalar a câmera usada para gravar o prefeito e outros políticos que aparecem recebendo dinheiro, supostamente a título de propina.

Em seu depoimento à CPI, nesta quarta-feira, Valdecir disse, no entanto, que não instalou o aparelho e, teria sido chamado apenas para centralizar o equipamento, um dia antes das gravações.

Além disso, o servidor afirmou que era ele quem controlava a entrada de pessoas no gabinete de Silvio César, portanto, estranhou a presença de Emanuel Pinheiro naquele dia, uma vez que ele não estava na relação de pessoas que deveriam estar lá para serem gravadas.

“Só fiquei sabendo dos pagamentos quando vi os vídeos na mídia. O Sílvio me passou uma relação de pessoas que iam lá e o Emanuel não estava nesta relação. O deputado Emanuel chegou pela entrada principal do Palácio. Os deputados que iam ao Palácio ficavam na sala vip. Eu perguntei ao Sílvio se ele ia receber o Emanuel, ele disse que não. Então pedi ao Emanuel para esperar na sala vip”, declarou Valdecir.

“Fiquei aflito por ver o Emanuel, porque sabia que os deputados iam ser gravados e o Emanuel não tinha que estar lá”, completou.

Valdecir deveria depor no dia 07 de fevereiro, mas não compareceu à CPI. Em documento encaminhado por sua advogada, o servidor alegou estar em viagem, em virtude do falecimento de um familiar.

Como já foram ouvidos o ex-governador Silval Barbosa, Silvio César Corrêa, e o ex-secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, o depoimento de Valdecir Cardoso será o último convocado pela Comissão.
 
Mais informações em instantes
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet