Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

FACÇÕES CRIMINOSAS

“Nós vamos identificar e prender”, garante secretário sobre pichações e vídeos do tribunal do crime

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

“Nós vamos identificar e prender”, garante secretário sobre pichações e vídeos do tribunal do crime
Diante dos vídeos que tem circulado nas redes sociais, onde supostos membros de uma facção criminosa tem praticado os ‘salves’ [termo usado para sessões de espancamento promovido pelos criminosos], o secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, garantiu que irá identificar e prender todos os envolvidos.  O pronunciamento foi dado nesta quarta-feira (14), durante coletiva de imprensa sobre a “Operação 10º Mandamento”, deflagrada com o objetivo de reprimir a ação dos grupos criminosos que atuam no Estado.


Leia Mais: 
‘Princesinha’, ‘Snype’ e ‘Sofrimento’: saiba quem são os presos em operação contra o crime organizado

Somente nos primeiros meses deste ano, diversos vídeos onde eram praticados os ‘salves’ foram divulgados. Um deles mostra uma pessoa do sexo masculino, provavelmente um menor, sendo torturado por supostos criminosos por ter cometido um assalto no bairro Doutor Fábio, em Cuiabá. 
 
Dias depois, um rapaz identificado como V., foi espancado, no bairro Jardim Marajoara, em Várzea Grande. O motivo, segundo a filmagem, seria o fato de que o rapaz teria agredido a própria mãe. Nos dois casos, a assessoria de imprensa da          Polícia Judiciária Civil alegou não ter conhecimentos dos vídeos.
 
Somente após os membros da facção divulgarem vídeos decapitando supostos envolvidos no assassinato da grávida Viviane da Silva Ângelo, de 18 anos, que foi iniciada uma investigação. Recentemente, a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) começou a apurar um fato em uma escola no bairro CPA 3, em Cuiabá, onde os supostos membros da facção também ameaçaram os alunos. 
 
“É importante fazer uma colocação, que as ações integradas entre o Sistema Penitenciário e os sistemas Segurança fazem com que as informações relacionadas a integrantes de organizações criminosas sejam encaminhadas através da Polícia Civil ao Ministério Público, para impedir a regressão de regime”, pontuou Gustavo Garcia.
 
O titular da pasta assegurou que as forças de segurança irão identificar e prender os os responsavéis pelas pichações que remetem ao Comando Vermelho (CV), além de identificar os autores do ‘salve’.
 
“Estamos investigando. Fazemos uma investigação, para apurar se a pessoa é de fato integrante ou não, se o vídeo é autentico ou não. Agora o que solicitamos é confiança na polícia, não aceitar estes vídeos como verdade, informar a polícia sobre alguém que esteja pichando, porque nós vamos identificar e vamos prender. Nosso trabalho é esse”, garantiu.

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

10º Mandamento

A Polícia Judiciária Civil (PJC) deflagrou, nesta quarta-feira (14), a operação “10º Mandamento”, para cumprimento  51 ordens judiciais (38 de mandados de prisão e 13 buscas), expedidas pela Vara do Crime Organizado de Cuiabá (7ª Vara), contra membros de uma facção criminosa. A ação, que ocorre em três estados (Mato Grosso, Goiás e Paraná), tem como objetivo reprimir os grupos criminosos que atuam nesta unidade da federação.

Os alvos foram identificados como: Reinaldo Silva Rio (Snype); Aldemir de Assis Campos (Japa); Gilson Rodrigues dos Santos (Tião/Russo); Wanderson Pinheiro de Souza (Caju); Fabio Barbosa (Barboza); Amaury Milhomem (Sofrimento); Carla Eduarda R. dos Santos (Duda) e Emmylee Souza da Silva (Princesinha).
 
A pasta ainda informou que Wanderson Pinheiro (Caju) foi preso em Cuiabá e estava em liberdade. Já as duas garotas foram pegas em Barra do Garças, enquanto que ‘Japa’ e ‘Russo’ tiveram os mandados cumpridos na Penitenciária Central do Estado (PCE), também na capital mato-grossense.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet